- Publicidade -
17 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Bibliotecas Públicas de Poços celebram ampliação de mais de 30% nos cadastros

- Publicidade -

O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas contabilizou um aumento de 31,23% no número de novos cadastros em 2023 e de 12,24% nos empréstimos de livros, em comparação ao ano anterior.
Foram 18.605 livros emprestados nas cinco unidades de acesso público que compõem o sistema, sendo 13.031 na Centenário (Urca), 2.147 na Júlio Bonazzi (Monjolinho), 2.126 na Manuel Francisco Costa Guimarães (Cohab), 162 na Marcus Vinícius de Moraes (Centro Social Urbano) e 1.139 na biblioteca do CEU – Centro de Artes e Esportes Unificado (Itamaraty). Em 2022, o Sistema totalizou 16.576 empréstimos.
Já os novos cadastros tiveram uma significativa ampliação de 31,23%, passando de 541 em 2022 para 710 no ano passado. Hoje, são 13.051 usuários cadastrados no Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.
Nesta sexta-feira, 26 de janeiro, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas no Instagram, completa um ano de criação. Com identidade visual especialmente criada e conteúdo rico, o perfil foi idealizado com o objetivo de democratizar o acesso ao acervo bibliográfico das cinco unidades que compõem o sistema, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços.
“Celebramos um ano do nosso perfil no Instagram com a ampliação no número de novos cadastros e de empréstimos nas nossas unidades. Queremos agradecer à equipe do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas pela dedicação e à população de Poços de Caldas, que está acessando mais as bibliotecas”, destaca a coordenadora das Bibliotecas, Raissa de Melo e Silva Ferreira.

- Publicidade -

Ações
Em 2023, as bibliotecas sediaram também eventos como palestras, exposições, rodas de conversa e clube de leitura, além de campanhas como Leia Mulheres Negras e indicações semanais de leitura, visando à democratização do acesso ao acervo, que contabiliza 53.574 títulos. Outra iniciativa importante foi a implementação do serviço de atendimento via Whatsapp.
A coordenadora informa que as ações de 2024 já tiveram início, seguindo com as indicações de leitura. “Todas as terças-feiras, continuamos a divulgar os autores da icônica Coleção Vaga-lume, que completou 50 anos de lançamento em 2023, e seguimos com a indicação de leitura da semana, divulgada sempre às quintas-feiras”, explica.
As ações diversas também já tiveram início com a participação inédita de Poços de Caldas no Library Shelfie Day, na última quarta-feira (24), que tem como objetivo incentivar o hábito da leitura a partir da publicação de fotos de livros nas redes sociais. Na próxima segunda-feira (29), será lançada também a campanha de devolução de livros.
Janela para o mundo
Na era da informação na palma da mão, a um clique em celulares, tablets e computadores, as bibliotecas públicas seguem no propósito de democratizar o acesso ao livro, à leitura, à literatura e ao conhecimento. Além da disponibilização do acervo físico, os espaços funcionam também como ponto de encontro para estudantes e locais de estudo para pesquisadores, oferecendo ainda atrativos para o público infantil, atuando na formação de novos leitores.
Em Poços de Caldas, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas está a cargo da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e conta com cinco bibliotecas públicas municipais: Biblioteca Centenário, Júlio Bonazzi, Marcus Vinícius de Moraes, Manuel Costa Guimarães e biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), além da Biblioteca Nilza Botelho Megale, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, voltada para a pesquisa, e da cabine literária da Rua São Paulo.
Para fazer o seu cadastro em qualquer uma das bibliotecas é simples e gratuito. Basta se dirigir até os locais tendo em mãos o comprovante de residência e também CPF/RG ou outro documento original com foto (no caso de algum documento sem foto, leve também uma foto 3X4). A partir daí você já pode realizar empréstimos em qualquer uma das unidades que compõem o sistema.

Laboratório Prognose - Publicidade -
Laboratório Prognose - Publicidade -
Laboratório Prognose - Publicidade -
Laboratório Prognose - Publicidade -

Clique aqui para receber as notícias do Poços Já no WhatsApp.


Nafar - Publicidade -
Nafar - Publicidade -
Nafar - Publicidade -
Nafar - Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Don`t copy text!