- Publicidade -
18.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Grupo Afoxé Memórias da Resistência fará cortejo no carnaval

- Publicidade -
Cortejo é atração do domingo de carnaval (foto: divulgação)

O Grupo Afoxé Memórias da Resistência, da Cascatinha, fará um cortejo pela segunda vez na folia poços-caldense. Vai ser no domingo de carnaval (11), com concentração às 15h, na Arena Cascatinha, e saída às 17h.

A proposta é uma iniciativa das moradoras e moradores do bairro para homenagear as diversas iniciativas culturais históricas de resistência das comunidades afro-brasileiras na cidade de Poços de Caldas.

- Publicidade -

Trajeto

O trajeto será feito pela avenida Santo Antônio até a praça Dom Pedro 2º. No local haverá apresentações das 19h às 21h. Depois acontece o retorno para a Cascatinha, onde as atividades continuam.

Tia Sônia

O evento é organizado por importantes mulheres da comunidade, como Sônia Cesário e sua família. Tia Sônia, como é conhecida por muitas pessoas da região, além de mãe de santo no candomblé e benzedeira, é uma importante liderança cultural que esteve à frente das atividades culturais do carnaval por mais de cinquenta anos. Além disso, o protagonismo da sua família e da comunidade está presente nas iniciativas culturais de matrizes africanas como a congada e nas raízes do samba.

Memória

A comunidade tem como referência, por exemplo, a rua José Pifer, onde as famílias vivem até hoje. Outras localizações, como a travessa Zé Biri, as travessas e ladeiras do bairro da Cascatinha, o bairro Santa Rita, o Jardim São Paulo e o São Benedito são territórios da memória negra poços-caldense retomados nessa ação, sendo espaços culturais valorizados enquanto áreas produtoras de cultura e saberes na cidade.

A iniciativa conta com apoio da Associação Afro Ancestral de Poços de Caldas, em nome da presidente Ana Maria de Paula Cruz e de todos os seus membros. De acorcdo com a associação, grupos comunitários de música e dança na rua são formas da movimentar culturalmente o território e de homenagear antigas iniciativas como o Grupo de Afoxé Ilê Aiê Dandara, o espaço e grupo cultural Quilombo dos Palmares, a trajetória de todas as comunidades sambistas da cidade, como a Vivaldinos da Vivaldi e também a consolidação do Chico Rei.

Galo

O grupo Afoxé fará ainda uma homenagem a Anderson Miglioranzi, o Galo da Cascatinha, falecido no fim do ano passado. O saxofonista, violonista e percussionista foi um dos fundadores da Vivaldinos da Vivaldi e também da Banda da Lata. Atuou também na Charanga do Flamenguinho da Cascatinha, na Seresta Poços de Caldas e no Samba do Vô.
O evento tem apoio da Prefeitura de Poços de Caldas.


Clique aqui para receber as notícias do Poços Já no WhatsApp.


Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!