- Publicidade -
21.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Caldas terá curso gratuito da Epamig sobre elaboração de vinhos

- Publicidade -
imagem ilustrativa

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza, terça-feira (30), das 8h às 12h, curso gratuito sobre vinificação, direcionado para pequenos produtores do sul de Minas.
O evento ocorrerá na Câmara Municipal, em função das obras para reforma da vinícola experimental da Epamig, localizada no município.
Segundo a organização, a capacitação terá como foco conceitos básicos da elaboração de vinhos de mesa, cuja produção é mais significativa na região do entorno de Caldas.
Os temas abordados serão: ponto de maturação e qualidade da uva; controle enológico; práticas gerais de elaboração de vinhos; análises básicas de uvas, mostos e vinhos; uso de leveduras e preparo do pé de cuba.
“Nosso objetivo é oferecer um curso com conhecimentos básicos, que possam auxiliar tanto participantes que já produzem vinhos em suas propriedades quanto interessados em ingressar na vitivinicultura”, ressalta a pesquisadora e enóloga da Epamig Angélica Bender.
“É muito importante que o produtor venha para essas capacitações e procure pelo nosso apoio, para auxiliarmos na padronização dos produtos e tirarmos dúvidas sobre a legislação, sobretudo diante do interesse em obter um registro para regularizar a produção”, acrescenta Angélica, que é também uma das organizadoras do evento, ao lado dos pesquisadores da Epamig Cláudia Rita de Souza, Francisco Câmara, Lucas Amaral, Naíssa Bernardo e Renata Vieira da Mota.

Fortalecimento da vitivinicultura no sul de Minas
O curso de vinificação é uma das atividades previstas no projeto de pesquisa intitulado “Inovação do setor vitivinícola da região sul de Minas Gerais”, coordenado por Angélica, que teve início em maio de 2023 e já cadastrou cerca de 50 produtores familiares dos municípios de Caldas, Santa Rita de Caldas e Andradas.
O trabalho envolve reuniões periódicas com os produtores de uvas e vinhos da região, visitas às propriedades, acompanhamento das colheitas, coletas de amostras para análises laboratoriais e elaboração de laudos técnicos que são entregues a cada um dos vitivinicultores cadastrados. A previsão é a de que a pesquisa seja concluída em 2027.
“Estamos também montando um banco de dados, para avaliarmos qual tem sido o impacto das nossas ações na qualidade e no padrão dos produtos. Vamos avaliar se houve evolução ao longo de quatro anos e identificar quais têm sido os principais problemas enfrentados pelos produtores”, conclui Angélica Bender.

- Publicidade -

Inscrições
As inscrições para o curso de vinificação devem ser feitas pelos telefones (49) 9 9133-0703 e (35) 9 8405-9071, ou e-mails angelica.bender@epamig.br e rvmota@epamig.br. Haverá certificado de participação.
A organização do evento detalha que as apostilas físicas, pastas e brindes serão distribuídos apenas aos produtores cadastrados no projeto de pesquisa.
O material produzido para o curso será disponibilizado para os demais em formato digital. Os interessados devem fazer inscrições antecipadamente para garantir vagas.
O evento tem correalização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e do Sistema Faemg/Senar, além do apoio das prefeituras dos três municípios envolvidos no projeto de pesquisa, Câmara Municipal de Caldas, Sicoob, Amazon Group, Casa Geraldo, Sucos Caminhos de Minas e Vinícola Stella Valentino.

Serviço
Curso Básico de Elaboração de Vinhos (presencial e gratuito)
Dia 30 de janeiro, das 8h às 12h
Câmara Municipal de Caldas – Rua Veríssimo João, 180 – centro

Laboratório Prognose - Publicidade -
Laboratório Prognose - Publicidade -
Laboratório Prognose - Publicidade -
Laboratório Prognose - Publicidade -

Clique aqui para receber as notícias do Poços Já no WhatsApp.


Nafar - Publicidade -
Nafar - Publicidade -
Nafar - Publicidade -
Nafar - Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!