- Publicidade -
17 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

“Monarquia através dos tempos”: exposição reúne clubes filatélicos de Poços e Portugal

- Publicidade -
divulgação

O Clube Filatélico e Numismático de Poços de Caldas, em parceria com o Clube Filatélico e Colecionista de Ponte da Barca (Portugal), realiza a exposição de selos “Monarquia através dos tempos”, com lançamento dia 27 de janeiro, às 9h, na Agência Central dos Correios.

O tema monarquia, para os colecionados de cédulas, moedas, selos ou quaisquer outros itens colecionáveis é rico e vasto. Sempre apreciado pela quantidade de material e uma vasta história a ser contada.

- Publicidade -

“Uma mostra desafiadora”, resume Francisco Braido, presidente do Clube de Poços, de quem foi a iniciativa da Mostra.

“O Clube Filatélico e Numismático de Poços de Caldas sempre buscou temas de relevância para suas mostras abertas ao público e também para os colecionadores e entusiastas. Esta, por sua vez, busca os estudantes, especialmente”, diz ele.

Braido comenta que a principal intenção é despertar o interesse sobre o tema, instigar os estudantes e o público em geral à pesquisa e resgatar a história da Monarquia, sem polemizar sobre o tema. E, claro, atrair os interessados para a prática do colecionismo, seja qual for a modalidade e, assim, fomentar a educação e a cultura.

O presidente complementa que a ideia foi bem recebida pelos associados e foi um período de muito trabalho, pesquisa e planejamento desde março de 2023.

“Um dos desafios era a definição do material que seria exposto, para tanto, uma lista foi elaborada com a indicação dos países e territórios que tiveram ou ainda têm a monarquia como forma de governo, para facilitar o trabalho. Ao mesmo tempo, as artes de divulgação eram pensadas, como cartaz, convites e flyers. Em outra conversa, surgiu a ideia do selo personalizado para o lançamento da mostra. Em todas essas fases eu destaco o trabalho primoroso do associado Lucius de Oliveira. A cada ideia que surgia, decidíamos a sua viabilidade, até que chegamos ao produto final”, pontua o presidente.

Outro desafio do trabalho foi a aquisição de materiais. Por mais que o tema seja rico, a intenção era encampar o maior número de países possíveis, sem tornar a exposição cansativa para os visitantes. “Iniciado aqui, a aquisição de algumas peças no Brasil e no exterior. Aqui outro desafio, a logística para recebê-las e o prazo de entrega, sem ter muitas surpresas. E não é que tivemos? Um bloco filatélico referente à monarquia japonesa chegou uma semana antes da montagem da mostra. Mas, no final, deu certo!”, comemora.

O trabalho ainda continuou com a montagem das folhas com dados sobre o país, monarcas, um pouco da história e as peças que os representariam. Muitos dados em poucas linhas. Ao final, mais de 120 folhas, contemplando mais de 70 países e territórios.

“Gostaria de agradecer aos associados do Clube, em especial Abel Barzagli, André Luis Pontes, António Andresen Guimarães, Antônio Carlos Medina, Ednan Dias Neto, Edvaldo Allan Rezende Araújo, Rafael Cagnani e William Rayel. Destaco ainda a colaboração do Antônio Carlos Magalhães, Portal Poços Já, Hugo Pontes e aos Correios, na pessoa e seu gerente Bruno Lopes Moraes”.

Serviço

Exposição de selos “Monarquia através dos tempos!”

Lançamento dia 27 de janeiro, às 9h

Agência Central dos Correios de Poços de Caldas

Rua Prefeito Chagas, 221 – centro


Clique aqui para receber as notícias do Poços Já no WhatsApp.


Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Don`t copy text!