- Publicidade -
17 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Série documental resgata histórias de personalidades de Poços: confira a segunda temporada

- Publicidade -
divulgação

Em uma série de entrevistas documentais, o projeto “Mosaicos” entra em sua segunda temporada, homenageando as multifaces da arte brasileira.  Evidenciando o potencial de relevantes personalidades da dança, do cinema, da pesquisa, do ativismo humanitário e das artes visuais, com especial destaque à literatura, o projeto é dirigido e apresentado pela jornalista Jesuane Salvador, com apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Incentivo Cultural Hotel Golden Park All Inclusive Poços de Caldas. A série mescla as linguagens do documentário e de produções destinadas também para plataformas online e de streaming. O objetivo é trazer histórias em que a arte se funde à própria trajetória vivencial de artistas, em atuações que têm se destacado dentro e fora do país. A série é dividida em seis episódios, que serão exibidos em programação especial da TV Poços e disponibilizados pelos canais da Secretaria Municipal de Cultura do Youtube.

Nesta temporada, são apresentadas entrevistas com o consagrado escritor e vencedor de um Jabuti Chico Lopes, o internacionalmente reconhecido poeta visual Hugo Pontes, a nacionalmente premiada mestre de Cultura Lúcia Vera Lima, a bailarina e coreógrafa Gisa Carvalho, em uma homenagem ao ativismo humanitário do pai Jaques Rodrigues de Carvalho, o escritor e jornalista Odair Camillo e o pesquisador, cineasta e memória vida da história de Poços de Caldas Roberto Tereziano. A produção conta, ainda, com apoio da Livraria Porão. A produção audiovisual, conta com a expertise na área cinematográfica de Bruno Benetti e da Alterea Filmes.

- Publicidade -

Segundo Jesuane, intitulado “Mosaicos – série multiartes”, o projeto se utiliza de elementos do jornalismo cultural e documental para registrar a potência artística de Poços de Caldas, homenageando nomes de diferentes universos artísticos que, por seus legados pessoais e profissionais, tornaram-se referências.

“São personalidades que merecem toda a reverência, não apenas pela qualidade de seus trabalhos artísticos, mas também por toda a história de vida”, contou Jesuane.

O projeto é voltado às plataformas de ampla difusão online no Brasil, como o Youtube, além de outras ferramentas de divulgação do jornalismo cultural e, em uma parceria com a TV Poços, a série também será apresentada, na íntegra, dentro da programação especial de início de ano da emissora, que hoje está presente em Poços de Caldas e 20 municípios da região, para um público de 600 mil espectadores, além da transmissão simultânea pela internet para todo o mundo.

Jesuane espera que a série seja um documento contemporâneo de processos criativos, impressões de mundo, ideais e motivações emocionais de artistas que têm, hoje, contribuído para as próximas gerações, seja por suas obras ou trajetórias.

“O formato das entrevistas pretende apresentar este potente mosaico de vivências, obras e motivações que constituem a mente e trajetória de artistas que têm um legado realmente incrível. Poços de Caldas é celeiro de personalidades importantes, alguns grandes artistas locais têm, hoje, um maior reconhecimento internacional que nacional e este projeto nos dá a chance de nos aproximar dessas incríveis trajetórias. O Mosaicos me trouxe uma oportunidade muito bonita de conhecer caminhos e processos que têm impactado a cultura nas vozes e impressões dos próprios artistas”, disse.

Os episódios serão exibidos ao longo da próxima semana, de segunda (22) a sábado (27), no canal Poços Curte em Casa, pelo YouTube, e em uma programação especial da TV Poços, que vai ao ar todas as noites, às 21h45.

Agenda

Dia 22 Chico Lopes. Poeta, ficcionista, pintor, tradutor, crítico literário e de cinema, Chico Lopes é reconhecido em diferentes gêneros literários, sendo ganhador de prêmios, como um Jabuti, na categoria “Melhor Romance”, com a obra “O Estranho No Corredor”. Chico é nascido em novo horizonte e mudou-se para Poços de Caldas em 1992, onde iniciou sua carreira nacional como escritor. Seu trabalho transita entre contos, poesia, romance, memórias, biografia, ensaios e crônicas.  Além da atuação como escritor, atua, ainda, como pintor e crítico de cinema, com artigos e resenhas publicados em vários jornais e revistas brasileiros.

Dia 23 Odair Camillo. Jornalista com ampla atuação internacional, escritor, professor e diretor de relevantes associações voltadas à imprensa, às ações sociais e à literatura, Odair Camillo é formado em letras, cursou jornalismo científico e especializou-se em língua inglesa e francesa. É fundador e diretor do Jornal Brand News e, como jornalista internacional, realizou mais de 260 viagens pelo mundo. Na literatura, é autor de seis livros, sendo o último intitulado “Resgate de um Sonho”, lançado em 2022. Nascido em 31 de julho de 1938, possui quatro filhos e, com a esposa, Lurdinha Camilo, viveu uma bonita trajetória de união e trabalho em prol da comunicação.

Dia 24 Gisa Carvalho. Formada em educação física, Gisa carvalho é bailarina, coreógrafa, diretora e professora de dança com atuação reconhecida, há 39 anos. Seu trabalho, formou talentos no balé e na dança contemporânea que hoje atuam em grandes companhias, no brasil e no mundo. Dona de carisma singular, realizou mais de 100 espetáculos de dança, com temas sempre voltados à reflexão, mas além do reconhecimento nas artes, sua atuação social chama a atenção e essa essência amorosa tem raízes familiares. Gisa é filha do grande ativista social, Jacques Rodrigues de Carvalho, fundador do pronto-socorro assistencial social, violonista talentoso e referência no trabalho com pessoas em situação de vulnerabilidade, que, após décadas de contribuição social, nos deixou em novembro de 2022, aos 92 anos. Em uma homenagem ao pai, ela fala de uma história conduzida pelo amor às artes e ao ser humano.

Dia 25 Hugo Pontes. Escritor, poeta, ensaísta, professor e pesquisador, Hugo Pontes é mundialmente reconhecido, por sua obra em poesias e poemas visuais. Formado em pedagogia, letras, língua portuguesa, língua francesa e respectivas literaturas – com especialização em literatura brasileira – atuou por anos na docência e, em suas atividades literárias e de pesquisa histórica, é autor de 30 obras publicadas entre livros-solo e antologias. Seu trabalho com poemas visuais tem lhe rendido reconhecimento internacional e nacional, com publicações ao redor do mundo.

Dia 26 Lúcia Vera Lima. Atriz, bailarina, ativista e presidente do Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei, Lúcia Vera Lima é reconhecida nacionalmente por sua ampla atuação enquanto referência na cultura popular, sendo contemplada através do ministério da cultura com o prêmio de culturas populares – edição Selma Coco. Seu contato com as artes foi precoce e, ainda na infância, iniciou-se no teatro, ingressando também no balé, quando teve a oportunidade de conhecer o Centro Cultural Chico Rei, que foi fundado em 1963 com intenção de reunir e fortalecer a comunidade negra. Sua atuação na instituição, tem como objetivo a preservação de valores culturais, educacionais, sociais e políticos, de memória histórica e artística visando, ainda, a preservação do meio ambiente e o fim de qualquer discriminação.

Dia 27 Roberto Tereziano. História viva, Roberto Tereziano é um dos mais importantes nomes da pesquisa histórica e memorialista de Poços de Caldas, além de atuar como pesquisador na música, na literatura, no cinema e nas artes, como um todo. Jornalista, ator, produtor de cinema e vídeo, é dono de uma voz musical de canções repletas de histórias e uma vida sempre solícita a ensinar. Sua trajetória é um exemplo de dedicação às artes e à pesquisa, destacando-se pela inteligência, pelo serviço à sociedade e pela voz eloquente que conta e canta de uma vida dedicada à cultura.


Clique aqui para receber as notícias do Poços Já no WhatsApp.


Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Don`t copy text!