- Publicidade -
22.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Com vagas gratuitas, Senac Poços oferece cursos de informática que vão do básico à programação

- Publicidade -
Inscrições estão abertas para os cursos de técnico em informática, desenvolvimento de sistemas, informática básica e montagem e manutenção de computadores (fotos: Juliano Borges/Poços Já)

O Senac Poços de Caldas tem oportunidades significativas para quem pretende seguir carreira na área da tecnologia. A unidade local possui 15 cursos de informática programados para começar em 2024, da capacitação básica até formações específicas como desenvolvimento de sistemas e administração de redes. 

O Poços Já conversou com o instrutor de formação profissional Brenno Matheus de Melo Barra, que explicou como funcionam os cursos na área de Tecnologia da Informação (TI). Destaque para as inscrições abertas neste momento: técnico em informática, desenvolvimento de sistemas, informática básica e montagem e manutenção de computadores.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Para o instrutor Brenno Matheus de Melo Barra, os cursos disponíveis no Senac são meios eficientes para a entrada no mercado de trabalho no setor de TI

É importante lembrar que há vagas disponíveis nos programas de gratuidade Senac+ e PSG. Mais informações podem ser obtidas no site do Senac MG

Técnico em informática

Período: 05/02/24 a 11/06/2025

Horários: de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30

De acordo com Brenno, este curso é voltado tanto para pessoas interessadas em montar o próprio computador como para futuros profissionais da área, afinal representa uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. 

“O técnico em informática é um ponto de partida excelente para a área de TI, porque o aluno tem contato com hardware, redes e desenvolvimento de software. Tendo afinidade com alguma dessas áreas, o profissional pode se aprofundar depois”, ressalta o instrutor.

Desenvolvimento de sistemas

Período: 05/02/2024 a 25/11/2025

Horários: de segunda a sexta, das 19h às 22h

O aprendizado nesta área é voltado para pessoas que desejam trabalhar com a criação de softwares. Portanto, o conteúdo é totalmente composto por disciplinas de programação. 

De acordo com o professor, quem nunca teve contato com essa linguagem também pode se matricular: “Começamos desde o básico, que é a lógica de programação, entender como é o pensamento computacional, até a parte de desenvolvimento, com programação móvel para Android, desenvolvimento web e desenvolvimento de aplicações desktop”.

Montagem e manutenção de computadores 

Período: 18/03/2024 a 08/04/2024 

Horários: de segunda a sexta, das 8h às 12h 

Outro setor da informática que ajuda a ingressar no mercado de trabalho é a montagem e manutenção de computadores. Inclusive, um dos laboratórios disponíveis no Senac Poços de Caldas é direcionado para instruções práticas.

“Neste curso ensinamos o funcionamento das peças, compatibilidade entre elas, como selecionar as melhores peças e montar todo o equipamento, assim como identificar falhas e corrigi-las”, explica Brenno. 

Informática básica

Período: 19/02/2024 a 14/03/2024

Horários: segunda a sexta, das 8h às 12h

Dominar os sistemas operacionais e o Pacote Office é primordial para um número incontável de profissões. Por isso, este curso ensina funcionalidades básicas do Windows, utilização de navegadores e de ferramentas como e-mail e WhatsApp, entre outros assuntos. 

O professor destaca que essas informações podem ajudar diferentes profissionais: “Em qualquer ambiente de trabalho a informática está inserida. Porém, muitas pessoas começam a trabalhar em escritórios e têm dificuldade em lidar com computadores. O curso básico ajuda quem tem uma certa dificuldade e precisa disso no dia a dia”.

Estrutura

Impressoras 3D podem ser usadas pelos alunos

O Senac Poços de Caldas possui toda a estrutura necessária para que os alunos reúnam teoria e prática. Há dois laboratórios com máquinas de última geração. 

Assim, os estudantes têm acesso às peças e aos equipamentos necessários para a prática de manutenção e montagem de computadores. Além disso, os alunos têm à disposição as plataformas Arduino, que são compostas por circuitos programáveis e utilizadas em aparelhos eletrônicos diversos, como eletrodomésticos e robótica. 

Os laboratórios ainda contam com duas impressoras 3D, que são utilizadas como ferramentas de apoio. Dessa forma, é possível executar ideias e projetos dos estudantes. 

 

Outros cursos

A unidade do Senac Poços de Caldas ainda disponibiliza outros cursos de TI, previstos para começar neste ano: 

  • Informática básica – sistemas operacionais e MS Office (início em abril);
  • Informática básica com internet para a maturidade (início em maio);
  • Administração de redes (início em maio);
  • Desenvolvimento de cálculos financeiros em planilhas eletrônicas (início em julho);
  • HTML e CSS – criação de websites (início em julho);
  • Implementação de banco de dados para web (início em julho);
  • Estrutura de dados em Python (início em julho);
  • Administrador de banco de dados (início em agosto);
  • Desenvolvimento de sistemas de informação (início em agosto);
  • Implementação de política de administração de redes e serviços de disponibilidade (início em setembro);
  • Tecnologias para big data (início em outubro).

Contato

Senac Poços de Caldas fica na rua Cerro Azul, 525, Jardim dos Estados

Mais informações sobre os cursos e inscrições podem ser obtidas no site do Senac, presencialmente na unidade local (rua Cerro Azul, 525, Jardim dos Estados), pelo telefone (35) 2101-3150 ou WhatsApp 31 3057-8600 (estadual).


Clique aqui para receber as notícias do Poços Já no WhatsApp.

Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Don`t copy text!