- Publicidade -
16 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Dia de Santos Reis terá o tradicional encontro das Companhias em Poços

- Publicidade -
divulgação

A capela de Santos Reis, na zona leste, volta a acolher o tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis em 2024. No próximo ano, o evento acontece exatamente no dia de Santos Reis, em 6 de janeiro, sábado, a partir das 13h30. Vão se apresentar nove Ternos. Haverá também missas às 7h, 10h, 12h e 18h, esta última seguida de procissão.

A Secretaria Municipal de Cultura, organizadora do tradicional encontro, realizou uma reunião no Espaço Cultural da Urca com os representantes das entidades, que contou com a presença do padre Sandro Henrique, para debater e alinhar os detalhes para o evento.

- Publicidade -

O encontro, que faz parte do calendário cultural do município, tem como proposta a valorização e a preservação da cultura popular, atuando como ponto de confraternização dos grupos locais e incentivo à manutenção da tradição da Folia de Reis no município.

“O encontro visa garantir a preservação da cultura tradicional das Companhias de Reis e demonstra que Poços de Caldas é uma cidade que respeita e valoriza sua história. Com certeza, será um dia de muita fé, devoção e tradição do povo poços-caldense, sob as bênçãos de Santos Reis”, destaca o secretário Gustavo Dutra.

Tradição
Conhecidas em alguns locais como Ternos de Reis ou Bandeiras, as Companhias de Reis fazem parte de uma tradição que permanece no sul de Minas, nascida da devoção aos Santos Reis Magos. O enredo da festa popular de origem portuguesa lembra a viagem dos três reis magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – a Belém para encontrar Jesus recém-nascido.

divulgação

Os cortejos, formados por músicos, cantores e palhaços (também chamados alferes ou bastiões), percorrem toda a região rezando através do canto, pedindo bênçãos aos donos das casas por onde passam, numa demonstração de fé e cultura popular. Os destaques das Companhias de Reis são os palhaços ou bastiões, com suas máscaras assustadoras, que representam os Reis Magos que se camuflam para enganar os soldados de Herodes.

Serviço
Tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis
Dia 6 de janeiro, sábado, das 13h30 às 18h
Capela de Santos Reis (rua Coronel Virgílio Silva, 1391 – zona leste)

Ordem das apresentações das Companhias

1º) Cia de Reis do Sr. Ditinho do Bairro Philadelphia
Responsável: Sr. Ditinho

2º) Cia De Reis Córrego D’Antas
Responsável: Tiãozinho

3º) Cia Três Reis Santos
Responsável: Sabiá

4º) Cia de Reis – Pedro Gomes
Responsável: Pedro Gomes

5º) Cia de Reis José Vitor
Responsável: João Reis

6º) Cia de Reis Bons Caminhos
Responsável: Fafi

7º) Cia de Reis Sul da Gerais
Responsável: Cassimiro

8º) Cia de Reis Brasil Esperança
Responsável: Ismail Ferreira

9º) Cia de Reis do Corumbi
Responsável: Sr. Corumbi

divulgação

Clique aqui para receber as notícias do Poços Já no WhatsApp.


Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Don`t copy text!