- Publicidade -
21.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Espetáculo instiga crianças a observar a natureza

- Publicidade -
Fotos: Priscila Veiga

Os sons dos pássaros e as espécies de árvores são os protagonistas do espetáculo “As Aventuras dos Detetives da Natureza”, que foi apresentado recentemente em quatro escolas públicas de Poços de Caldas. A iniciativa é do Coletivo Bico Aberto e ocorreu por meio do edital de concessão de patrocínios da Secretaria Municipal de Cultura.

As sessões ocorreram nas escolas municipais José Avelino de Melo (Fazenda Lambari), Dona Lúcia Sacomann Junqueira (Fazenda Aparecida), José Mamud Assan (Vila Rica) e João Pinheiro (Jardim Country Club), durante o mês de outubro.

- Publicidade -

Neste espetáculo o público é convidado a observar e apreciar o meio ambiente. Quem comanda os trabalhos são os Detetives da Natureza, interpretados pelos atores Aria Nery, Julia Montezano, Gui Guerriero e Rafa Falz.

Assim, as crianças estudam árvores e pássaros da região. Ao final, ainda ganham ilustrações para colorir e o certificado de Detetives da Natureza. “Aprendi vários tipos de árvores e o som dos passarinhos que eu nem conhecia ainda. Muito obrigada pelo teatro, eu adorei o papel que vocês deram pra gente colorir!”, comentou Lara Cristina Ribeiro, de 8 anos, aluna da Escola Municipal Dona Lúcia Sacomann Junqueira.

A professora Lucinéia Pessoa destacou que produções como essa fazem as crianças encontrarem novos estímulos nos espaços onde vivem. “A Cia é uma graça, super bem humorada e competente! O tema foi ao encontro de um projeto que a escola vinha desenvolvendo, o que enriqueceu muito o nosso trabalho. Somos uma escola de zona rural, entretanto, alguns aspectos como ouvir o canto dos passarinhos, muitas vezes, passam despercebidos, porque são naturalizados. A peça nos ajudou muito e encantou a todos, alunos e professores”.

A pesquisa do Coletivo Bico Aberto abrange áreas como educação musical, educação ambiental, conscientização sobre o meio ambiente, ciências, ornitologia (estudo e observação de pássaros) e dendrologia (estudo e observação de árvores). O grupo iniciou as pesquisas e construção do espetáculo teatral “Causos de Passarinho e os Detetives da Natureza” no ano de 2019.

Em 2021 a história foi gravada em vídeo e em 2022 se tornou um espetáculo de artes integradas, sendo conduzida pelos personagens Gaia, Flora, Téo e Rodrigo, recebendo também a visita de João de barro, sanhaço azul, bem-te-vi e harpia. As ilustrações entregues ao público foram criadas pelo coletivo e desenhadas pela artista visual Aria Nery.

Fotos: Priscila Veiga

Ficha técnica

Aria Nery: atriz, produtora e desenhista

Julia Montezano: atriz, diretora musical, musicista e produtora

Gui Guerriero: ator e músico

Rafa Falz: ator e músico

Valber Rodrigues: diretor

 

 


Clique aqui para receber as notícias do Poços Já no WhatsApp.


Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!