- Publicidade -
23.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Poços sedia 5º Encontro de Guardas Municipais Femininas de Minas Gerais

- Publicidade -
divulgação

Poços de Caldas sediou, nesta quinta-feira (7), a quinta edição do Encontro de Guardas Municipais Femininas de Minas Gerais, no auditório do Hotel Minas Gerais. Coordenado pela GCM local, o evento reuniu 73 representantes de 21 cidades de Minas, São Paulo e também do Rio de Janeiro, discutindo assuntos pertinentes à categoria, como a evolução das GCMs, violência contra a mulher, prevenção à criminalidade e a importância do efetivo feminino na segurança pública.

Durante a abertura do evento, o prefeito Sérgio Azevedo destacou a importância das Guardas Municipais para a segurança nos municípios, reconheceu que é necessária a adequação do efetivo ao número de habitantes, o que deverá ser feito gradativamente a partir do próximo ano, com a realização de concursos. Ressaltou o trabalho desenvolvido pelas mulheres dentro da GCM e também a questão da falta de repasses de recursos federais para que os municípios possam manter suas corporações.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

A questão foi levantada pelo GCM Eliel Miranda, de Paulínia, e vereador em Santa Bárbara d’Oeste, ao se dirigir ao prefeito ressaltando as dificuldades dos municípios no orçamento para a manutenção das GCMs. “Embora tenha sido criado o Fundo Nacional de Segurança, não existem repasses para os municípios. Os recursos são destinados para os governos federal e estadual. Temos que trabalhar para mudar esta realidade”.

Já o secretário municipal de Defesa Social Rafael Tadeu salientou a parceria com a Câmara de Vereadores de Poços e também do prefeito, no apoio às iniciativas referentes à segurança municipal, em especial à GCM. Disse ainda que tudo caminha para que as GCMs se tornem Polícias Municipais. “Essa é a tendência no Brasil. A realidade é que a cada dia as polícias têm diminuído o seu efetivo e os municípios têm investido em suas guardas civis municipais”. O secretário agradeceu às guardas femininas da corporação pelo empenho na organização do evento e no trabalho do dia-a-dia e anunciou que a próxima missão será a realização de um encontro nacional das GCM para o ano de 2025.

Além das autoridades já citadas, também estiveram presentes à abertura do evento a delegada regional de Polícia Civil Maria Cecília Gomes Flora, o vice-prefeito Júlio Cesar de Freitas, o presidente da Câmara Douglas Souza, a vereadora Regina Ciofi, a vice-prefeita de Santa Bárbara de Minas Dionir Rodrigues e o comandante da GCM Poços Marcelo Gavião Bastos.

divulgação

Força feminina

O 5º Encontro de Guardas Femininas em MG teve como tema ‘Profissionais femininas ocupando seu espaço’, que norteou a maioria das palestras do evento, mas teve destaque especial na palestra que abordou ‘A Importância do Efetivo Feminino na Segurança Pública’, pela subinspetora Kátia Silene Bastos dos Santos, GCM de Niterói-RJ. Segundo a palestrante, este evento é um marco. Iniciou na Bahia e está se espalhando pelo país. “São momentos que nos trazem muitos conhecimentos. São relatos de mulheres que passaram a compor as guardas municipais de sua cidade e romperam barreiras, em funções antes ocupadas apenas pelos homens. E ainda hoje lutam contra o machismo e são o diferencial dentro das corporações”.

Ainda de acordo com a subinspetora, os encontros são momentos de busca de conhecimentos, de novas experiências e projetos de sucesso que poderão ser implementados em seus municípios. As mulheres têm que saber o valor delas e que se nos unirmos somos mais fortes e juntas somos invencíveis”.

A GCM Dulce Aparecida Inez, da comissão organizadora do evento em Poços, pontuou uma experiência já desenvolvida em outras cidades, que é a Patrulha Maria da Penha, que atua em ocorrências de violência contra a mulher. A patrulha é formada por guardas civis femininas e prestam atendimento diferenciado a estas vítimas, num trabalho em conjunto com as delegacias de polícia civil e as secretarias de Promoção Social. Para Inez, que já participou de diversos encontros das guardas femininas, a tendência é que Poços também tenha essa patrulha, trazendo mais um benefício para a população e em especial às mulheres.

 

 


Clique aqui para receber as notícias do Poços Já no WhatsApp.

Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Don`t copy text!