- Publicidade -
18.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Minas Gerais participa da COP28 em Dubai

- Publicidade -
divulgação

Pela terceira vez consecutiva, Minas Gerais participa da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que, este ano, acontece entre até 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes. Durante dez dias, o Governo de Minas vai apresentar a grandes líderes mundiais as soluções implementadas no estado para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Além das reuniões e painéis para as quais Minas foi convidado, o Estado, junto ao setor produtivo mineiro, promoverá o Minas Gerais Day, no qual será lançado para o mundo o portfólio mineiro Casos de Sucesso das ações de sustentabilidade e enfrentamento de alterações do clima.
Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) pelo pioneirismo e exemplo de soluções para os impactos climáticos, Minas Gerais estará na COP28 como um dos principais estados da América Latina e Caribe a se comprometer com as metas de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE).
A comitiva mineira, liderada pelo vice-governador professor Mateus e pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Marília Melo, é composta por cerca de 20 representantes da administração pública e dos setores produtivos mineiros.

“A participação de Minas Gerais pela terceira COP consecutiva vai consolidando a presença do Estado na discussão da questão das mudanças climáticas e da política de contenção dessas mudanças, em conjunto com os entes subnacionais mais importantes do mundo e mais avançados nesse quesito”, afirma o vice-governador.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

“Neste ano, a ONU reconheceu que, na implantação de políticas de neutralização de carbono com vistas a combater as mudanças climáticas e na implantação de uma política pública de mudanças climáticas, Minas Gerais é o ente subnacional mais avançado do mundo. Ficamos à frente do Quebec, no Canadá, da Escócia, e inclusive da Califórnia, que é o parâmetro mundial de excelência em medidas e economia verde”, destaca professor Mateus.

Participação
O vice-governador e a secretária de Meio Ambiente participam das principais reuniões e painéis da COP28, junto a grandes líderes mundiais que têm buscado soluções para a agenda climática.
A primeira delas ocorre neste sábado (2), organizada pelo Climate Group, que foi criado para incentivar grandes empresas e governos subnacionais (estaduais) a tomarem medidas de enfrentamento à crise climática.
Ao longo da semana, as autoridades vão participar de reuniões sobre justiça climática, financiamento climático, transição energética, indústria verde e mercado de carbono.
“Nesta COP, a ONU vai cobrar dos países os avanços nas negociações climáticas. Esta será a primeira vez, desde o Acordo de Paris, que as nações farão uma avaliação do progresso feito até agora no combate às mudanças climáticas. E Minas Gerais tem contribuído muito para o Brasil e vai mostrar lá as soluções que temos adotado aqui”, comenta a secretária Marília Melo.
Um assunto que também será debatido por Minas é a urgência de o Estado apoiar os municípios no desenvolvimento de planos municipais de mudanças climáticas. Esse trabalho vem sendo desenvolvido pelo Executivo mineiro, com apoio internacional.
“Durante todos esses anos como participantes das COP 26 e 27, tivemos a oportunidade de conhecer e debater soluções de adequações das mudanças climáticas em Minas e no mundo. Fechamos grandes parcerias internacionais e o trabalho desenvolvido em nosso estado tem sido referência para muitas outras localidades mundiais”, comenta Marília.
“Fomos destaques na Semana do Clima de Nova Iorque, em setembro, como o único estado da América do Sul a estar na Cúpula de Ambição Climática da ONU. Agora, nesta COP28, vamos apresentar as nossas ações, resultados e avanços, e o nosso portfólio Casos de Sucesso. Será um grande marco para nós”, enfatiza.

 


Clique aqui para receber as notícias do Poços Já no WhatsApp.

Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Don`t copy text!