- Publicidade -
21.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Festival da Cultura Popular tem edição especial “Cultura de Terreiros”

- Publicidade -
Grupo de Afoxé Memórias da Resistência (divulgação)

O Festival da Cultura Popular de Poços de Caldas – edição especial Cultura de Terreiro, promove neste sábado, dia 25 de novembro, a Oficina de Culinária Ancestral com Thais Costa e apresentação do Grupo de Afoxé Memórias da Resistência. As atividades são abertas ao público e realizadas pela Associação Grupo Entre Nós, através do projeto Dança Pra Criança, coordenado por Angélica Vianna, com promoção da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas e produção da Lavanda Cultural, das produtoras Dani Alvisi e Bibi Rodriguez. Conta com o apoio da Associação Afro-Ancestral de Poços de Caldas e do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição.

A 1ª edição do Festival da Cultura Popular de Poços de Caldas foi realizada com muito sucesso em 2022, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais. Durante os dias 3 a 5 de outubro de 2022 a Associação Grupo Entre Nós recebeu 16 grupos tradicionais adultos e 3 grupos mirins da cidade no Teatro do Palace Casino, tendo como meta a preservação dos saberes tradicionais herdados e da cultura popular. Esse ano, o Festival dá destaque para a Cultura de Terreiro, que não foi diretamente contemplada na edição anterior e vai realizar duas ações: Oficina de Culinária Ancestral, no Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, e apresentação do Grupo de Afoxé Memórias da Resistência, na Associação Afro-Ancestral de Poços de Caldas.

- Publicidade -

Oficina de Culinária Ancestral

A culinária ancestral ganha destaque na oficina ministrada por Thais Costa. Focada nas tradições afro-mineiras, a oficina explora as raízes da cozinha brasileira, revelando seu papel como expressão histórica e cultural. “As receitas ritualísticas desse contexto, presentes em comunidades afro-religiosas, desempenham um papel crucial, conectando participantes aos cultos e preservando tradições”, destaca a coordenadora do projeto.

A proposta da oficina, que acontece no Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, é compartilhar saberes tradicionais e a receita do Omolokum, uma comida ritual dedicada a Orixá Oxum. A preparação da receita não apenas ressalta aspectos gastronômicos, mas também carrega simbolismos ligados à fertilidade e nascimento, estabelecendo uma conexão emocional e espiritual. “O evento visa preservar a identidade cultural, promovendo um aprendizado plural por meio da gastronomia, reforçando a importância das comidas sagradas na construção da memória dessas comunidades”, completa Dani Alvisi, fotógrafa e produtora do Festival.

Thais Costa, filha de Seu João Pequeno e Dona Cida, é uma figura central no Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição. Além de desempenhar um papel ativo no terreiro, ela é produtora cultural e sócia da Moringa Produção Cultural Afro Referenciada. Atualmente, Thais é mestranda em Educação na Unifesp, dedicando sua pesquisa à produção de culturas em territórios negros, com ênfase nos terreiros de matriz africana. Integrante do Grupo de Pesquisa Laroyê, coordenado pela professora Drª. Ellen de Souza Lima, participou da produção do projeto “Colheita: Alimentação Sagrada”, premiado nacionalmente pela Fundação Palmares. Seu compromisso reflete-se na preservação e promoção das tradições culturais afro-brasileiras.

Grupo de Afoxé Memórias da Resistência

O Grupo de Afoxé Memórias da Resistência é resultado do trabalho de resgate do Grupo de Afoxé Filhos de Dandara, do bairro Cascatinha, comunidade local ligada às manifestações tradicionais e populares de origem africana (congada, samba, carnaval, afoxé).

A apresentação na programação do Festival da Cultura Popular de Poços de Caldas, é organizada por Ana Maria de Paula Cruz, conselheira da câmara setorial da cultura popular no Conselho Municipal de Política Cultural de Poços de Caldas e líder do Centro Cultural Afro-Ancestral e reúne mestras e mestres, como mãe Sônia, da velha guarda da Escola de Samba Vivaldinos da Vivaldi e outras pessoas da comunidade.

Serviço

Festival da Cultura Popular de Poços de Caldas

Dia 25 de novembro (sábado)

10h – Oficina Culinária Ancestral

Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição

Avenida Fosco Pardini, 3.390 – São José

Vagas Limitadas

Inscrições: //forms.gle/p6n4vVTAYMF8gD8g6

14h – Apresentação do Grupo de Afoxé Memórias da Resistência

Associação Afro-Ancestral de Poços de Caldas

Rua Luís Maran, 6 – Vila Guaporé

 


Clique aqui para receber as notícias do Poços Já no WhatsApp.


Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!