- Publicidade -
17.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Como proteger os olhos para ver o eclipse solar anular

- Publicidade -
divulgação

Neste sábado, 14 de outubro, vai ocorrer um eclipse solar anular, um belíssimo espetáculo astronômico natural e que poderá ser observado no Brasil.

A aparência do sol eclipsado vai variar de acordo com o local onde cada um estiver. Na maior parte do Brasil, a visão do eclipse será como “uma mordida na maçã”, onde somente uma porção do disco solar ficará escurecida.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Muito importante: proteção dos olhos para ver o eclipse

A observação do eclipse solar requer muito cuidado. É importante ressaltar que a observação direta do Sol ou com o uso de artefatos não especializados podem causar danos irreversíveis para visão e até, em casos extremos, cegueira.

NÃO devem ser utilizadas placas de raio-X, filmes fotográficos, vidros esfumaçados, reflexos em bacias com água e outros artefatos para a observação do Sol.

Arte: Climatempo – Fonte: Marcos Calil

Como observar?
Existem duas maneiras bem seguras para observarmos um eclipse solar: de forma direta ou indireta.

1ª maneira – de forma direta: uma lente de vidro de solda número 14 serve para observar o Sol de forma direta. Como a lente de número 14 é difícil de ser encontrada, pode ser utilizado o número 12, porém nunca abaixo desse número. O custo unitário desta lente de solda é bastante acessível e possível ser encontrada em lojas de material de construção.

Para observar o eclipse solar utilizando-se da lente de vidro de solda é necessário seguir, rigorosamente, as etapas:

1º – abaixe a cabeça e coloque o vidro de solda na frente dos olhos;

2º – erga a cabeça e observe o eclipse durante, no máximo, dez segundos e;

3º- abaixe a cabeça e retire o vidro de solda

Atenção! se você retirar da frente dos olhos a lente de vidro, enquanto estiver observando o Sol (etapa 2), com certeza sofrerá dores nos olhos. Por essa razão é indispensável cumprir todas as etapas, inclusive a etapa 3.

2ª maneira – de forma indireta: se você ficar com receio de realizar a observação direta, ou não conseguir adquirir a lente de vidro de soldador, ou ainda, se desejar mostrar o eclipse para uma criança, aconselha-se fazer a observação do eclipse de forma indireta.

Existem várias maneiras seguras, mas uma forma simples e interessante é utilizar um escorredor de macarrão ou de arroz que possua furos no formato de círculos. Na verdade, qualquer objeto que possua um furo no formato de círculo, podendo até ser feito numa folha de papel com um simples furar de agulha, pode ser utilizado. Daí é só projetar no chão e pronto!

Saiba mais aqui, no canal do Manual do Mundo

O que é um eclipse?

Este é um nome genérico de um fenômeno que ocorre em os corpos celestes.

Os Eclipses Solares são classificados em três tipos, sendo:

1- Eclipse Solar Anular

2- Eclipse Solar Total

3- Eclipse Solar Parcial

Neste sábado o eclipse que acontecerá é o solar anular, que ocorre quando a Lua, localizada entre a Terra e o Sol, não possui distância suficiente da Terra para conseguir encobrir todo o disco solar. Por esse motivo, a Lua estará mais afastada da Terra. Daí, temos um aspecto de anel de fogo.

divulgação

Clique aqui para receber as notícias do Poços Já no WhatsApp.


Anúncio Base
Anúncio Base
Anúncio Base

Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!