
A Alcoa Poços de Caldas abre mensalmente as suas portas para receber moradores, instituições e outros públicos de comunidades da região. Na última quarta-feira, 16 de agosto, foi a vez dos alunos do 2º ao 6º período dos cursos superior e técnico de Administração do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) participarem do Alcoa de Portas Abertas.
A visita teve início com um café da manhã de boas-vindas, onde 18 estudantes, acompanhados dos professores Sérgio Pedini e Sylvana Almeida, receberam orientações de segurança e conheceram detalhes sobre os processos de mineração e os produtos da companhia. Neste momento, o grupo também aprendeu mais sobre as ações do Instituto Alcoa e da Alcoa Foundation com as comunidades.




Da recepção seguiram para um tour na fábrica, passando pelas áreas de Refinaria, Metal, Filtro Prensa e de Resíduos de Bauxita (ARBs), guiados pelos profissionais Rodrigo Acúrcio, engenheiro de Processo da Refinaria, Giovana Thimoteo, estagiária de Relações Externas e Comunicação, e Elivelton Ferraz, analista de Comunicação Interna.
Sérgio Pedini, professor de Administração do IF, reforçou a importância da visita para a vida profissional dos acadêmicos. “Há uma necessidade de aproximação com as empresas, não só através de estágios, mas também de modo institucional. Conseguimos ver vários processos da Alcoa, como o destino de resíduos e a recuperação de áreas mineradas”.
Já o período da tarde foi destinado à educação ambiental com uma visita ao Parque Ambiental, onde o grupo fez uma trilha e conheceu o viveiro de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Para David da Silva, aluno do 6º período, a oportunidade superou expectativas. “Consegui esclarecer muitas dúvidas sobre o processo e todo cuidado social e comunitário. Essa visita me ensinou muito sobre gestão, organização e processos”, finaliza.