Os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que tiveram o processo prejudicado com a pandemia têm até dezembro para concluir as etapas. Isso porque a prorrogação de três anos na validade dos exames e taxas está chegando ao fim.
O prazo estendido foi oferecido aos candidatos à habilitação que estavam em processo no ano de 2020 e tiveram que interromper sua evolução em razão da quarentena. A última deliberação 265/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu em novembro de 2022 os prazos para conclusão de todos os processos de habilitação, ou seja, a Permissão para Dirigir (PPD), ativos nos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, até dia 31 de dezembro de 2023.




A prorrogação foi feita de forma automática, não precisando assim que o interessado solicite o prazo junto ao órgão de trânsito, pois a ação foi realizada automaticamente pelos sistemas do Detran.
O prazo é válido para quem iniciou os processos entre 11 de março de 2019 e 31 de dezembro de 2022. Para quem deu entrada já em janeiro de 2023 voltam as regras anteriores com prazo de 12 meses.