Poços de Caldas é a nona cidade mineira mais segura entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Os dados são do Anuário 2023 – Cidades Mais Seguras do Brasil, publicado em agosto, a partir de um estudo realizado pela empresa My Side, que se baseou nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde.
O ranking apresenta as 10 cidades com mais de 100 mil habitantes do Estado e tem como indicador principal utilizado para classificar as cidades a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes. Para calcular o índice, foram analisados os dados dos 1,5 milhões de óbitos ocorridos em 2022 consolidados no Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA.




No primeiro lugar das cidades mineiras está Lavras, seguida por Uberlândia, Varginha, Nova Lima e Uberaba. Antes de Poços ainda aparecem Conselheiro Lafaiete, Sabará e Barbacena. Já na última posição do ranking de 10 cidades está Passos.
Entre os Estados mais seguros, Minas Gerais ficou com a terceira colocação. Já a capital Belo Horizonte é a oitava colocada.