- Publicidade -
23.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Turismo em Minas tem previsão de novos recordes para 2023

- Publicidade -
Levantamento nacional crava Estado como o segundo lugar entre os destinos mais procurados por turistas no Brasil (foto Rossmaly Borges)

O turismo em Minas Gerais está em expansão e as projeções são de mais crescimento em 2023. Segundo a Fundação João Pinheiro (FJP), ano passado o Estado teve sua maior participação no PIB brasileiro das duas últimas décadas, cerca de 9,3%, com um volume de aproximados R$ 925 bilhões. As causas desse bom desempenho estão diretamente ligadas ao crescimento do setor de serviços, com destaque para o setor turístico.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir dos números do Produto Interno Bruto (PIB), em 2022, o setor de serviços foi o segmento econômico que mais cresceu no país, registrando aumento de 4,2%. Destaque neste setor, o turismo é hoje apontado, pela Fundação Getúlio Vargas, como um dos principais responsáveis por alavancar o PIB nacional, que registrou um aumento de 2,9%, no ano que passou.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Este cenário positivo coincide com alguns dados verificados em Minas Gerais, como o crescimento apontado, também no último ano, no fluxo de pessoas no desembarque aéreo, que cresceu 41,7% em comparação ao ano anterior, de acordo com dados estimados pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais. Destaque, ainda, para dados do Carnaval 2023 que reforçam a previsão de continuidade na expansão: na maior folia de sua história, o Estado superou as expectativas de público e registou 11,6 milhões de turistas, consagrando-se como o quarto maior evento do gênero do país. A marca soma-se ao fato de Minas ter alcançado o segundo lugar dentre os destinos mais procurados por turistas no Brasil, de acordo com o levantamento realizado pelo IBGE, em parceria com o Ministério do Turismo.

Semana Santa
Para este próximo feriado, a expectativa também é de alta ocupação hoteleira e grande procura pelo turismo de fé. “Turismo é experiência. Estar em uma cachoeira por aqui é muito diferente do que estar em uma cachoeira em São Paulo, por exemplo. O nosso principal atrativo, além das belezas e do patrimônio histórico/cultural, é a nossa mineiridade, nossa cozinha mineira, nosso jeito de receber. Esse crescimento da procura pelo nosso Estado é graças a isso, mas também graças ao trabalho realizado em conjunto com o governo, os municípios e empresas do setor turístico”, detalha o secretário de Estado de Cultura e Turismo Leônidas Oliveira.

- Publicidade -

A Secult apresenta detalhamento do potencial de Minas Gerais conforme dados de empresas ligadas ao turismo. Saiba mais em www.secult.mg.gov.br.

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!