- Publicidade -
16.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Presidente fala sobre reestruturação da Câmara e valorização do Legislativo

- Publicidade -

O Poços Já realizou uma entrevista exclusiva com o presidente da Câmara Douglas Dofu (União). No primeiro mandato como vereador, ele agora inicia a gestão de dois anos à frente da Casa. Durante a conversa foram abordados temas como as metas do presidente, mudança de sede, ações de reorganização e a imagem da Câmara, entre outras questões.

Dofu alega que falta espaço na Câmara e que estrutura precisa melhorar (fotos: Juliano Borges/Poços Já)

Dofu informa que a Câmara está passando por um processo de reestruturação. Por meio de assessoria da Fundação João Pinheiro estão sendo analisados o organograma, plano de cargos e salários e outras questões. Os estudos feitos pela instituição devem estar prontos no início do segundo semestre e, a partir dessas diretrizes, serão promovidas diversas ações, assim como a abertura de concursos públicos.

- Publicidade -

A intenção é melhorar as condições de trabalho e também o serviço prestado à comunidade. Entre as dificuldades atuais estão a falta de espaço físico, afinal, os gabinetes são pequenos para comportar parlamentares, assessores e visitantes.

Além disso, os documentos arquivados ocupam grande parte das salas. “Hoje temos, no anexo, oito salas completas de arquivos físicos. Isso acaba ocupando muito espaço”, complementa o presidente. Para que esse problema seja resolvido, a Câmara está realizando a digitalização dos documentos, de acordo com as normas legais.

- Publicidade -

Considerando que a atual sede passou a ser pequena para atender à população e ao Legislativo, Dofu pretende realizar estudos para mudança de local. Alguns prédios estão sendo analisados, mas por enquanto nenhum foi confirmado. Ainda há a possibilidade de criação de um fundo que receberia recursos para construção da nova sede.

Pautas polêmicas

- Publicidade -

Já na primeira sessão como presidente da Câmara, Dofu lidou com um protesto. Na presença do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), comerciantes de trailers do Parque José Affonso Junqueira reivindicaram a permanência no local.

Em seguida, os vereadores se reuniram com o secretário de governo Paulo Ney e a procuradora do município Vanessa Gavião para tratar do assunto. Atualmente, a prefeitura estuda prorrogar o prazo para que os trailers de lanches deixem o espaço. O projeto do Executivo é a criação da Alameda Poços, com novas lanchonetes no parque.

Outra questão polêmica é o aumento do número de vereadores, dos atuais 15 para 19. A questão movimentou as redes sociais recentemente, mas, segundo Dofu, não houve nenhuma movimentação oficial nesse sentido. Caso o assunto entre em pauta, ele afirma que a discussão será levada para a comunidade antes que seja tomada qualquer decisão.

Valorização do Legislativo

A comunicação com os poços-caldenses e os trabalhos de educação também são prioridades para a gestão de Dofu. “Nosso propósito principal é de valorização do Legislativo. Ao longo do tempo nós perdemos esse protagonismo, a população ainda tem uma visão muito negativa do papel do vereador. Muitas decisões importantes, que influenciam a vida do munícipe, passam por aqui e temos que valorizar isso”, comenta o presidente.

Uma das medidas é o fortalecimento da Escola do Legislativo, que foi destaque no encontro nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), ano passado, em Recife-PE. Na ocasião foi apresentada a cartilha Cidadania para os Pequenos, destinada a estudantes em fase de alfabetização.

De acordo com o presidente, Câmara de Poços precisa recuperar o protagonismo

Segundo Dofu, a Câmara de Poços é referência na microrregião e tem ajudado os parlamentares de cidades vizinhas na implantação de novos projetos. O presidente também pretende intensificar as visitas aos bairros, incentivando que os vereadores estejam mais presentes nas vidas dos cidadãos locais.

“Hoje eu avalio como positiva a nossa relação com a população, mas não estamos 100%. Temos muito o que melhorar, avançar, até peço sugestões. Precisamos ter a humildade de pedir sugestões, ouvir críticas construtivas, para que possamos sempre melhorar, pensando no bem-estar da população de Poços”, finaliza.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!