- Publicidade -
25.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

APS e Alcoa inauguram a primeira floresta de bolso em Andradas

- Publicidade -

O projeto Floresta de Bolso rompeu as fronteiras de Poços de Caldas e chegou a Andradas. A primeira edição do projeto na cidade foi lançada no dia 27 de outubro, na Vila Graziani, com o plantio das primeiras 70 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Esta é a sexta floresta de bolso implantada pela APS (Associação Poços Sustentável), em parceria com a Alcoa Foundation. As cinco primeiras ocorreram em Poços. Nesta edição, o projeto teve ainda a parceria da Alcoa, Prefeitura de Andradas e Jardim Botânico de Poços de Caldas. 

O lançamento contou com as presenças de Tarsila Brando Faion, secretária municipal de Planejamento e Meio Ambiente de Andradas; Fabio Martins, diretor de Operações da Alcoa Poços de Caldas, além de voluntários da Alcoa, da prefeitura de Andradas, da APS e alunos da Escola Estadual Edmundo Vieira, que ajudarão a cuidar do espaço. Também prestigiou o evento Sebastião Alves Ferreira, diretor administrativo do Jardim Botânico.

- Publicidade -
Foram plantadas cerca de 70 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na floresta de bolso em Andradas (fotos: divulgação)

Após o plantio das mudas, os alunos participaram de uma dinâmica sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, conduzida por José Edilberto Rezende e Antônio Aparecido Almeida, associados da APS, e receberam o diploma de Guardiões da Floresta de Bolso.

“Este é um projeto muito importante para nós”, avaliou Tarsila. “Essa área é central e muito usada pela comunidade, devido à academia ao ar livre e à quadra poliesportiva, mas não tinha uma arborização necessária. A floresta de bolso trará muitos benefícios, como a valorização do espaço e a criação um bolsão de preservação, contribuindo para melhorar a qualidade do ambiente e de vida das pessoas. Também ajudará a formar nas crianças e jovens a consciência da importância de se preservar o meio ambiente”.

Evento reuniu estudantes e parceiros do projeto

Para Fabio Martins, diretor de Operações da Alcoa Poços de Caldas, a inauguração de uma floresta de bolso é sempre um momento especial. “Esta floresta de bolso tem um gostinho ainda mais especial, pois é a primeira implantada em Andradas”, destacou. “Este projeto faz parte das nossas ações de sustentabilidade e impacta positivamente não só o equilíbrio climático quanto a qualidade de vida das nossas comunidades. Impacta também o mundo, pois quando falamos em reabilitação e revegetação as vantagens extrapolam o município. O sequestro de carbono aqui em Andradas vai beneficiar o planeta”. 

Sobre as florestas de bolso

A iniciativa tem como objetivo restaurar pequenos fragmentos de florestas de espécies nativas da Mata Atlântica em áreas urbanas e, assim, trazer todo o benefício das árvores para centros urbanos altamente perturbados/impactados.  “São criados nichos de floresta que proporcionam mais conforto térmico à microrregião, recriando uma paisagem mais orgânica e integrada ao ambiente urbano e promovendo a alteração da percepção da importância das florestas nas comunidades/bairros, fomentando o cuidado com a natureza entre os estudantes e moradores/comunidade”, explicou Terezinha Couto, diretora executiva da APS. “O projeto é uma parceria entre a Alcoa Foundation e a APS, com o objetivo o plantio de árvores em diversas localidades onde a companhia tem operações”. 

O post APS e Alcoa inauguram a primeira floresta de bolso em Andradas apareceu primeiro em Poços Já Cidade.

Laboratório Prognose - Publicidade -
Laboratório Prognose - Publicidade -
Laboratório Prognose - Publicidade -
Laboratório Prognose - Publicidade -

Clique aqui para receber as notícias do Poços Já no WhatsApp.


Nafar - Publicidade -
Nafar - Publicidade -
Nafar - Publicidade -
Nafar - Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Don`t copy text!