- Publicidade -
16.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

CÂMARA | Mosconi responde a questionamentos dos vereadores sobre leitos hospitalares

- Publicidade -

O secretário de Saúde de Poços de Caldas, Carlos Mosconi, esteve na sessão da Câmara de Vereadores na terça-feira (2). Ele foi convidado pelos parlamentares Thiago Braz (Rede) e Lucas Arruda (Rede) para esclarecer questões referentes a leitos hospitalares.

O secretário relatou que hoje a cidade tem 619 leitos, dos quais 264 são do SUS. Ainda há 60 leitos de UTI. Mosconi destacou que esta quantidade tem sido adequada, mas que mais cem leitos públicos seriam ideais para atender plenamente toda a demanda.

- Publicidade -

“Durante esse período (de pandemia) nenhum paciente precisou sair de Poços de Caldas para fazer tratamento fora. Criamos leitos de UTI, contratamos muitos profissionais e recebemos na cidade centenas de pacientes da região e do estado. Isso mostra que, apesar dos problemas, temos um número de leitos capaz de atender as necessidades da nossa população. Está bom assim? Não, sempre vai precisar melhorar”, explicou.

Mosconi informou que, em muitos casos, ocorre pressão para que pacientes sejam transferidos das unidades de emergência, como a UPA, para os hospitais. Porém, esta transferência é regulamentada pelo SUS Fácil e o maior problema está em recusas das unidades. “A Santa Casa às vezes recusa pacientes por problemas administrativos internos. É uma situação delicada, que envolve problemas financeiros e de falta de funcionários”.

- Publicidade -

O secretário pontuou que existem projetos visando melhorias nesta situação, mas que exigem tempo e investimento. O vereador Lucas Arruda rebateu as falas iniciais do secretário, questionando as filas de espera por leitos. O parlamentar ainda questionou a falta de médicos especialistas, de um hospital municipal e de uma unidade de emergência na zona oeste.

A sessão está disponível, integralmente, no canal da Câmara no Youtube.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!