- Publicidade -
22.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

SAÚDE | Sete sinais podem indicar que você está perdendo audição

- Publicidade -

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que um quarto da população global terá algum grau de perda auditiva em 2050. O Poços Já procurou a Audiens Aparelhos Auditivos (Rua Mato Grosso, 187, Centro) para entender quais os sinais que indicam o problema. 

A perda auditiva é comum, mas muitos não procuram ajuda médica, principalmente por falta de informação e por pensarem que é irreversível. Porém, há profissionais e tratamentos especializados em recuperar a qualidade de vida das pessoas que passam por este problema.

- Publicidade -

Afinal, o que é a surdez?

- Publicidade -

A perda auditiva, ou surdez, se refere à perda parcial ou total da audição, que dificulta a compreensão e a comunicação verbal. Normalmente, a dificuldade começa na percepção de alguns sons da fala, como os agudos. Geralmente, as pessoas comentam: “Escuto, mas não entendo”. 

Os sete sinais da perda de audição

- Advertisement -
  • Dificuldade para se comunicar em lugares ruidosos

Geralmente o indivíduo tem dificuldade de escutar em lugares com ruídos, como em shoppings, festas, feiras e restaurantes, entre outros. Esses sons de fundo reduzem a compreensão da fala, para as pessoas com perda de audição. 

  • Leitura labial durante a conversa

Também merece atenção o entendimento da fala apenas quando há possibilidade de leitura labial. 

  • Zumbido

O zumbido é um som que não possui estímulo externo. Contínuo ou intermitente, pode ser parecido com um apito, chiado ou panela de pressão. Este sintoma, que causa estresse e desconforto, pode ser indicativo de alteração na via auditiva. 

  • TV em volume muito alto e dificuldade para falar ao telefone

Uma evidência muito comum da perda auditiva é a dificuldade para escutar aparelhos eletrônicos, como TV, rádio ou telefone. Por isso, o volume fica cada vez mais alto. 

  • Depressão

A pessoa se sente limitada para fazer coisas simples, como ir ao cinema, assistir TV e se reunir com os familiares, podendo provocar um estado depressivo.

  • Isolamento social 

A dificuldade em ouvir familiares, amigos e sons do ambiente provoca o isolamento social, causando grande impacto na qualidade de vida. No caso dos idosos, muitos acabam perdendo o interesse em conversar. 

  • Intolerância a sons intensos

A hipersensibilidade a sons altos também pode ser um indicativo de perda auditiva. Por exemplo, idosos que se queixam do volume alto na música do rádio, mesmo que esteja em níveis tolerados por pessoas com audição saudável. 

Aparelhos auditivos

Existem soluções para quase todos os tipos de surdez, como aparelhos auditivos de alta tecnologia. Há modelos específicos para cada necessidade.

Se você é uma dessas pessoas que se encaixa nesses sete sinais apresentados acima, é importante buscar ajuda profissional, seja de um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista, o quanto antes.

Audiens fica no Centro de Poços de Caldas

Na Audiens é possível fazer a avaliação auditiva gratuitamente. Clique aqui e entre em contato com a clínica de Poços de Caldas. A Audiens fica na Rua Mato Grosso, 187, Centro. O telefone/WhatsApp é (35) 3713-6795.

Promoção

Leitores do Poços Já ganham brinde na Audiens. É só dizer que viu a Audiens por aqui!

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!