- Publicidade -
13.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Câmara de Poços de Caldas vai disponibilizar cartilhas sobre Constituição Federal a estudantes da rede pública

- Publicidade -

Com o objetivo de ampliar as ações destinadas à população, em especial aos estudantes, a Escola do Legislativo da Câmara de Poços de Caldas disponibilizará à rede pública uma cartilha de atividades sobre a Constituição Federal. Na última semana, a diretora Tais Ferreira e o presidente do Conselho Consultivo, vereador Douglas Dofu (União), estiveram na Secretaria Municipal de Educação, onde apresentaram o material à secretária Maria Helena Braga e à responsável pela Divisão Pedagógica, Marta Sueli Andrade. Na ocasião, também alinharam detalhes para implementação do projeto no 4º ano do ensino fundamental.

Projeto foi apresentado à secretária municipal de Educação (foto: divulgação)

A cartilha, desenvolvida pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre, traz atividades relacionadas ao livro “Constituição em Miúdos”. Esta publicação visa proporcionar aos estudantes um primeiro contato com os temas abordados na Constituição Federal, em uma linguagem simples e acessível, propiciando uma reflexão entre as garantias constitucionais e a realidade desses alunos.

- Publicidade -

Por meio de exercícios interdisciplinares, os professores de disciplinas como Matemática, Literatura, Português, Geografia e História já poderão ensinar o tema Cidadania aos estudantes, sem a necessidade de criação de uma nova matéria, possibilitando o conhecimento da Carta Magna e tornando-os desde pequenos multiplicadores da educação cidadã.

Segundo Tais Ferreira, a Secretaria Municipal de Educação foi muito receptiva e demonstrou grande interesse em mais um projeto desenvolvido em parceria com a Câmara de Poços. “Para nós, é motivo de muita satisfação poder viabilizar este material e firmar mais esta parceria com a rede pública municipal. Ficamos felizes com o interesse da Secretaria, visto que a ideia é que a cartilha seja implementada no próximo ano, como um projeto piloto e, posteriormente, avaliarmos junto à Educação a possibilidade de incluí-la no plano decenal, tornando assim o seu estudo parte da grade curricular do 4º ano”, disse.

- Publicidade -

Além de Pouso Alegre, outras cidades do país já implementaram o uso da cartilha na rede municipal de ensino. “É muito importante que a educação cidadã esteja inserida dentro de nossa educação formal e, por isso, a Escola do Legislativo de Poços procura promover ações que facilitem esse trabalho sobre a temática em sala de aula”, comentou Tais.

Para Douglas Dofu, essa é mais uma iniciativa que vem fortalecer o trabalho da Escola do Legislativo. “Temos trabalhado vários outros projetos, dentro da Escola, e agora, a partir de uma cartilha desenvolvida pela cidade vizinha de Pouso Alegre, queremos aproximar ainda mais a Câmara dos estudantes e das escolas. A reunião com a Secretaria de Educação foi muito produtiva e o intuito é manter sempre esse diálogo e essas ações para que a educação para a cidadania seja um tema constante em nossa cidade”, afirmou.

- Publicidade -

A Escola do Legislativo da Câmara de Poços já lançou, no ano passado, uma cartilha destinada a crianças em fase de alfabetização. O material aborda a divisão dos Poderes e o papel do vereador em uma linguagem lúdica. Foram contemplados estudantes do Jardim II da educação infantil e do 1º e 2º anos do ensino fundamental, totalizando cerca de 3.800 crianças. A cartilha, criada e cedida pela Escola do Legislativo da Câmara de Guaxupé, foi adaptada pelos servidores das Assessorias de Comunicação e de Informática da Câmara de Poços.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!