- Publicidade -
24.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Alunos do Parlamento Jovem discutem propostas que serão votadas na Plenária Municipal

- Publicidade -

Na segunda-feira (30) aconteceu a última oficina preparatória da edição 2022 do Parlamento Jovem (PJ) em Poços de Caldas. Na ocasião, divididos em grupos de trabalho, os alunos apresentaram e discutiram as propostas criadas por eles sobre o tema Saúde Mental do Jovem. As sugestões serão votadas na Plenária Municipal, no dia 10 de junho.

A coordenadora municipal do PJ, Tais Ferreira, destacou que as últimas oficinas realizadas tiveram como objetivo preparar os alunos para a Plenária. “Em um primeiro momento, no dia 11 de maio, fizemos uma oficina para explicar como deveria ser a elaboração e a formatação das propostas. Apresentamos orientações para que fizessem um levantamento de demandas. Esse diagnóstico local foi apresentado em um outro encontro. Eles fizeram pesquisas, inclusive com o preenchimento de formulário sobre saúde mental. Algumas escolas fizeram essa pesquisa in loco com os estudantes daquela unidade de ensino, para que eles tivessem dados para embasar as propostas que seriam enviadas”, explicou.

- Publicidade -

Tais comentou que os estudantes, além de uma análise e seleção das propostas, apresentaram novas sugestões que surgiram naquele momento. “A importância dos grupos de trabalho é, justamente, definir um documento base que será aprovado na Plenária e que não tenha, por exemplo, propostas repetidas. O trabalho que os alunos fizeram foi de aglutinar as propostas para que o documento base seja moldado”.

A próxima atividade do Parlamento Jovem de Minas será na sexta-feira (3), na cidade de Passos, quando ocorrerá o Encontro Regional do Polo Sudoeste. “É uma oficina regional que terá momentos de interação entre os estudantes. Eles poderão se conhecer e trocar ideias sobre o que está sendo discutido no PJ deste ano. Também teremos a oportunidade de ensinar, ao mesmo tempo, a todos os estudantes do polo, as regras da Plenária. Todos vão aprender como alterar, aglutinar e suprimir propostas, e qual o momento em que eles poderão apresentar esses destaques”, ressaltou Tais.

- Publicidade -

Já no dia 10 de junho, data da Plenária, além da votação das propostas, os alunos escolherão uma sugestão de tema para a próxima edição do PJ, que será encaminhada para análise nas demais fases do projeto. Eles também elegerão os representantes de Poços que participarão da próxima etapa, que será a Plenária Microrregional, na cidade de Muzambinho, no mês de julho.

PJ Minas

- Publicidade -

O PJ Minas é um projeto de formação política e educação legislativa destinado aos alunos do ensino médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.

A partir das oficinas e demais debates sobre o assunto, os estudantes devem elaborar propostas para serem votadas na Plenária Municipal. Aquelas aprovadas serão encaminhadas à prefeitura pelos vereadores, podendo se tornar políticas públicas na área da Saúde.

Fazem parte do projeto neste ano as seguintes instituições: Colégio CEPOC, IFSULDEMINAS, Colégio Pelicano, Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Escola Estadual David Campista, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Sete de Setembro e Colégio Nini Mourão.

Neste ano, Poços de Caldas coordena o Polo Sudoeste, que é formado também pelas cidades de Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso.

Oficina que antecede a Plenária Municipal tem como objetivo discutir as propostas que serão votadas pelos alunos (foto: Câmara de Poços de Caldas)
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!