- Publicidade -
20 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Fones de ouvido podem causar perda auditiva, alerta fonoaudióloga

- Publicidade -

A perda de audição é comum em idosos e está diretamente relacionada à idade. Porém, muitos adultos, inclusive os mais jovens, sofrem deste problema por conta de hábitos nocivos à saúde auditiva. O Poços Já conversou com a fonoaudióloga Valéria Melo, da Audiens Aparelhos Auditivos (Rua Mato Grosso, 187), para entender melhor o assunto.

Cheios de funcionalidades e tecnologia, os aparelhos auditivos ajudam os pacientes na recuperação (clique aqui para saber mais). No entanto, é importante evitar hábitos que façam mal à saúde, como a utilização inadequada de fones de ouvido e o uso de cotonetes.

- Publicidade -

A fonoaudióloga informa que os usuários devem respeitar o limite de uma hora de utilização ininterrupta dos fones, para que não afetem os ouvidos. Da mesma forma, o volume não pode ser excessivo. É por isso que os celulares notificam quando o som está muito alto.

Fonoaudióloga da Audiens Aparelhos Auditivos explica hábitos nocivos à audição (foto: Juliano Borges/Poços Já)

Em ambientes que já são barulhentos, como as academias, o uso de fones de ouvido pode ser ainda mais prejudicial, como explica Valéria: “Tem o som da academia, que já é bastante alto, e ainda o som do fone, que fica muito mais alto que o ambiente externo. É importante verificar o alerta do celular e não exceder, porque pode causar uma perda principalmente em frequências mais altas, que chamamos de agudas”. 

- Publicidade -

Cera de ouvido

Cutucar o ouvido com cotonete ou outros materiais é perigoso. A fonoaudióloga alerta para os problemas que este hábito provoca: “Materiais pontiagudos podem infeccionar e até fazer uma perfuração timpânica”.  

- Publicidade -

Em casos de coceira ou incômodo recorrente por cera de ouvido, o ideal é que o paciente procure um médico otorrinolaringologista para fazer uma lavagem. A necessidade do procedimento precisa ser verificada por uma meatoscopia.

Ou seja, nem pense em usar cotonete! “O cotonete empurra ainda mais pro canal, pode causar perfuração e perda. Esses materiais não devem ser usados de forma alguma, porque são prejudiciais à saúde auditiva”, reforça Valéria.

Também é relevante lembrar que nenhum remédio deve ser utilizado sem recomendação profissional. Medicamentos que diluem a cera, por exemplo, não podem ser empregados indiscriminadamente. 

Contato

Audiens fica no Centro de Poços de Caldas

A Audiens Aparelhos Auditivos fica na Rua Mato Grosso, 187, Centro de Poços de Caldas. O telefone/WhatsApp é (35) 3713-6795.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!