- Publicidade -
18.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

SAÚDE | Veja como identificar perda auditiva em bebês

- Publicidade -

Os aparelhos auditivos são indicados para pessoas de qualquer idade. Apesar da perda de audição ocorrer com maior frequência em idosos, também é possível em crianças. Entretanto, estes casos são mais complexos e precisam de atenção redobrada dos pais.

Para entender melhor o assunto, o Poços Já procurou a Audiens Aparelhos Auditivos (Rua Mato Grosso, 187) e conversou com a fonoaudióloga Valéria Melo. Ela afirma que as crianças podem nascer com problemas de audição ou desenvolver patologias durante a infância. Por isso, é fundamental que os pais fiquem atentos.

- Publicidade -

A primeira medida fundamental é a realização do teste da orelhinha, exame garantido por lei que detecta problemas de audição nos primeiros dias de vida. Trata-se da produção de estímulos sonoros e captação do retorno por meio de uma sonda introduzida na orelha do bebê. É rápido e indolor. A partir daí, caso seja identificada alguma alteração, o pediatra deve encaminhar o recém-nascido para um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista.

Teste da orelhinha deve ser realizado ainda na maternidade

Durante o desenvolvimento infantil também podem surgir dificuldades na audição. Portanto, os pais precisam ficar atentos a sinais de perda auditiva. “É importante observar a criança que não está balbuciando ou falando as primeiras palavras a partir de um ano. Os pais devem verificar se o bebê está fazendo localizações sonoras, se está escutando a voz da mãe, por exemplo, sem dispersão”, explica a fonoaudióloga.

- Publicidade -

O aparelho auditivo geralmente é o tratamento indicado. Neste contexto, é preciso que a criança passe por avaliação e acompanhamento profissional para a escolha do modelo ideal e o ajuste do aparelho, que ocorre periodicamente. Caso o aparelho não ajude a desenvolver a linguagem do paciente, pode ser necessário procedimento cirúrgico.

Contato

- Advertisement -
Audiens fica no Centro de Poços de Caldas

A Audiens Aparelhos Auditivos fica na Rua Mato Grosso, 187, Centro de Poços de Caldas. O telefone/WhatsApp é (35) 3713-6795.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!