Publicidade

A Câmara de Poços de Caldas encaminhou ao Executivo o anteprojeto de lei que propõe o aumento do valor da bolsa estágio da prefeitura para R$ 606. A sugestão é dos vereadores Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), Douglas Dofu (DEM), Luzia Martins (PDT) e Wellington Paulista (DEM).

Anteprojeto é assinado por quatro parlamentares (foto: Câmara de Poços de Caldas)

A legislação que trata do Programa de Incentivo ao Estágio Subvencionado no âmbito da administração municipal é de 2009 e prevê o valor de R$ 400. Segundo os parlamentares, é preciso promover a alteração da norma, visando atualizar o valor pago. “A bolsa estágio é um complemento importante para que o estudante possa se dedicar ao estágio extracurricular, possibilitando o aperfeiçoamento na sua formação, ao mesmo tempo em que ele contribui para o local da sua prática. Também se faz necessário um índice para correção anual, de forma que este valor não volte a ficar tão defasado”, destacou Flávio.

Para o vereador Douglas Dofu, esta é uma proposta fundamental para incentivar e atrair os jovens que cursam o ensino superior. “Jovens que estão extremamente atualizados e com mentes abertas para processos inovadores e atuais. Ao mesmo tempo, trata-se de uma forma do município oferecer uma oportunidade para aqueles que buscam uma experiência profissional. Acredito que, ao reajustar o valor da bolsa, os ganhos serão tanto dos jovens quanto da cidade”, disse.

De acordo o Anteprojeto de Lei, o valor deverá ser atualizado, anualmente, com correção monetária pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC). Caso a Prefeitura acate a proposta, o projeto deverá retornar à Câmara para votação. A medida passa a valer depois da aprovação e publicação no Diário Oficial do Município.

A vereadora Luzia Martins ressaltou que, independente da formação, a vivência no dia a dia da profissão é muito importante para o estudante. “Ao lidar com as situações adversas do cotidiano no ambiente de trabalho, o estagiário aprenderá a aplicar o conhecimento adquirido, de forma colaborativa e interdisciplinar. E é muito importante para quem contrata, pois traz conhecimentos atuais, novas perspectivas, novas pesquisas. Por isso é muito importante reconhecer e valorizar os estagiários nos âmbitos profissional e financeiro. A bolsa estágio está muito defasada, fizemos requerimentos, indicações e participamos de audiência pública para discutir e demonstrar ao Executivo a importância desta valorização. Sabemos que não é o valor que eles merecem, mas continuaremos atentos”, declarou.

Segundo Paulista, é fundamental para a administração poder contar com o apoio desses profissionais em formação, seja em qualquer área. ‘Eu tive a grata felicidade de conviver com diversos estagiários quando estive na Secretaria de Esportes e vi de perto a importância das experiências adquiridas através da dedicação, disciplina e rotina do trabalho. Que todo incentivo seja um fator de motivação para esses jovens, que são de fundamental importância no trabalho da Prefeitura”, disse.

Laboratório Prognose
Publicidade
Laboratório Prognose
Publicidade
Laboratório Prognose
Publicidade
Laboratório Prognose
Publicidade

Quer receber as notícias do Poços Já direto no WhatsApp?

Clique aqui e entre em um de nossos grupos.


Nafar
Publicidade
Nafar
Publicidade
Nafar
Publicidade
Nafar
Publicidade