- Publicidade -
16.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Plano Municipal do Turismo estabelece estratégias até 2025

- Publicidade -

O Plano Municipal de Turismo (PMT) foi oficialmente entregue na manhã desta quarta-feira (23). O estudo foi realizado pela Agência Brasileira de Engenharia Turística (Abet), contratada pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, com apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Solenidade aconteceu no Palace Hotel (foto: Juliano Borges/Poços Já)

Esta é a principal ferramenta de gestão municipal indicada pela Secretaria de Estado de Turismo e Cultura de Minas Gerais e pelo Ministério do Turismo, sendo documento obrigatório para participação do município nas Políticas Estaduais e Federais de Regionalização do Turismo e no Mapa do Turismo Brasileiro.

- Publicidade -

O estudo, que pode se consultado no Observatório do Turismo, tem como objetivo transformar a gestão turística local até 2025. Em resumo, a proposta é dividida em cinco eixos: fortalecer as leis relacionadas ao turismo; criar instrumentos de planejamento e gestão; fortalecer as instituições; modernizar e diversificar a oferta turística; estabelecer parcerias para uma gestão compartilhada.

Durante a solenidade, o presidente do Comtur, Juliano Silva, solicitou ao prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) que garanta os recursos necessários à execução do plano.

- Publicidade -

O prefeito afirmou que os recursos estão garantidos. “Foram as pessoas presentes aqui que ajudaram a formatar e são elas que vão possibilitar colocar em prática todas as ações previstas, para que o turismo volte a ter a importância do passado, mas um turismo moderno, voltado para o futuro”, disse Sérgio.

Empresários e profissionais ligados ao turismo assistiram ao evento

O secretário municipal de Turismo, Ricardo Oliveira, acredita que a entrega do PMT seja um marco: “Faz 50 anos que não se previa um plano estratégico para o setor. Hoje entregamos um projeto que prevê ações para os próximos quatro anos, com benefícios para todos os setores. Queremos fazer com que o cidadão entenda turismo como fator predominante para a economia, cultura e desenvolvimento”.

- Advertisement -

 

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!