A perda auditiva compromete a qualidade de vida e pode ocorrer em qualquer fase, inclusive na infância. O prejuízo é grande para as crianças, principalmente nos âmbitos de socialização e desenvolvimento cognitivo. No intuito de entender melhor o assunto, o Poços Já procurou a A&R Aparelhos Auditivos, que tem unidade em Poços de Caldas (Rua Pernambuco, 899, Centro).

Sintomas

No Brasil, os recém-nascidos passam pelo Teste da Orelhinha, que já identifica alterações auditivas. Se houver qualquer anormalidade, o bebê é encaminhado a exames complementares.

Publicidade
Nafar
Publicidade
Nafar
Publicidade
Nafar
Publicidade
Nafar
Publicidade

Nos anos seguintes, também é possível que a criança desenvolva algum problema de audição. Um dos primeiros sinais é não reagir a ruídos extremos e não conseguir identificar a origem de determinado som.

Alterações no comportamento podem indicar perda auditiva infantil

O atraso no desenvolvimento da fala também pode indicar dificuldades auditivas. Ainda há outros sinais importantes, como falta de atenção e de interação social, falar e assistir televisão em volume alto, posicionar a orelha para frente quando está ouvindo e infecções frequentes nos ouvidos.

Tratamento

O diagnóstico e a reabilitação auditiva somente podem ser feitos por profissionais, como fonoaudiólogos e médicos otorrinolaringologistas. De forma geral, o aparelho auditivo é um dos tratamentos mais eficazes.

Na hora de escolher um modelo, é importante buscar lojas especializadas e a melhor opção para cada criança. O dispositivo deve ser confortável e de simples adaptação. Também é importante ter resistência à poeira e umidade, além de conter travas de segurança para que a criança exerça suas atividades e brincadeiras sem qualquer transtorno.

O ideal é que tenha baterias duráveis ou que o aparelho seja recarregável. Assim, o pequeno pode usar por bastante tempo, sem interrupções.

Ainda há a possibilidade de implante coclear, nos casos de maior gravidade. Apesar do procedimento cirúrgico, o risco é baixo e o resultado aumenta consideravelmente a qualidade de vida do paciente.

Para saber mais sobre o assunto, o telefone da A&R em Poços de Caldas é (35) 3721-8805.

Laboratório Prognose
Publicidade
Laboratório Prognose
Publicidade
Laboratório Prognose
Publicidade
Laboratório Prognose
Publicidade

Quer receber as notícias do Poços Já direto no WhatsApp?

Clique aqui e entre em um de nossos grupos.