- Publicidade -
18.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

REDE ESTADUAL | Governo de Minas autoriza retorno presencial às aulas

- Publicidade -

O Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas autorizou o retorno às aulas para para os anos iniciais do ensino fundamental, a partir da próxima segunda-feira (05). Neste primeiro momento serão acolhidos professores para formação e reorganização dos espaços, quando necessário. No dia 12 de julho, será o momento em que os estudantes voltarão às atividades presenciais nessas unidades. O retorno só deve ocorrer em unidades de ensino localizadas em municípios inseridos na onda vermelha do plano Minas Consciente. Em todos os locais é preciso que as prefeituras não tenham apresentado nenhuma restrição para a recebimento dos estudantes nas unidades de ensino.

As novidades foram anunciadas nesta quinta-feira (1º), em coletiva de imprensa conjunta entre Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Saúde, na Cidade Administrativa.

- Publicidade -

Em Poços de Caldas, ainda não há informações de como vai funcionar essa retomada.

 

- Publicidade -

Ensinos fundamental e médio

Outra novidade apresentada é que escolas da rede estadual de ensino de localidades inseridas nas ondas amarela ou verde ficam autorizadas a voltar também com os alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Nesse caso, o calendário também prevê o acolhimento dos professores em no dia 5 e, dos alunos, no dia 12.

- Publicidade -

 

Indicadores

A aberturas das escolas, considerando os novos critérios, só é possível graças à redução dos indicadores epidemiológicos aos patamares de contaminação verificados no mês de fevereiro deste ano, alcançando uma situação mais favorável no estado.

Além disso, o monitoramento realizado nas unidades de ensino que já retomaram as aulas no dia 21 de junho, mostrou que não houve impacto em casos e nem situações de contaminação, reforçando, assim, a segurança dos protocolos e do checklist de preparação para o recebimento de professores e alunos.

 

Estratégias

Segundo os protocolos, as escolas deverão adotar ações que contemplem cinco estratégias primordiais: uso universal e correto de máscaras cobrindo a boca e nariz; distanciamento físico entre pessoas; lavagem das mãos e etiqueta respiratória; limpeza e manutenção frequente das instalações e rastreamento de contato em combinação com isolamento e quarentena.

Vale sempre lembrar que o retorno das escolas da rede estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido e facultativo.

Importante destacar ainda que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais traz total transparência no processo. Assim, sempre que alunos, pais ou responsáveis precisarem verificar se as escolas estão com as atividades presenciais autorizadas, basta acessar o site www.educacao.mg.gov.br.

 

Ensino híbrido

No modelo de ensino híbrido implementado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), há alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Em uma semana os estudantes participam de atividades na escola e, na semana seguinte, as unidades de ensino não têm atividades presenciais e os professores fazem o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais.

Todas as escolas aplicaram um checklist criterioso para o cumprimento dos protocolos sanitários, garantindo o distanciamento necessário, os cuidados com a limpeza do local e a disponibilização de itens de proteção individual, limpeza e higiene.

As atividades pedagógicas presenciais estão sendo ministradas com o objetivo de fortalecer a aprendizagem de acordo com a necessidade da turma. Durante as atividades presenciais, o estudante tem a oportunidade de interagir e compartilhar os conhecimentos alcançados durante o Regime de Estudo não Presencial e obter suporte pedagógico para desenvolver as habilidades ainda não consolidadas. Mesmo com as atividades presenciais, o Regime de Estudo não Presencial continua sendo ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais aos estudantes.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!