Publicidade

Oduvaldo, Benedita, Jacques, Adriana.

Gilson, Aparecida, Jean, Graziela.

Publicidade

Floriano, Almerinda, Roberto, Vânia.

Túlio, Sandra, Terezinha, Adilson.

Estes foram alguns dos nomes citados durante o ato realizado na noite de sexta-feira (18), em Poços de Caldas. Coberta por velas de luto e cartazes de protesto, a escadaria da prefeitura recebeu a homenagem às vítimas da covid-19 em Poços de Caldas.

Junto da manifestação contra o governo Bolsonaro e a gestão da pandemia, o coletivo Mulheres Pela Democracia leu nomes dos mortos e mortas pela pandemia na cidade. A lista foi elaborada em formulário online, por meio da colaboração de amigos e familiares das vítimas. Apesar do foco no governo federal, a manifestação também criticou as gestões da pandemia em âmbito estadual e municipal.

Ainda foram lidas mensagens, em forma de prosa e poesia, elaboradas pelo coletivo. Esse foi o final da manifestação que começou no Parque José José Affonso Junqueira, por volta das 18h.

O grupo, dividido em filas e mantendo o distanciamento físico, percorreu a área central, passando pela avenida Francisco Salles, ruas Assis Figueiredo, Barros Cobra e Rio Grande do Sul, até chegar ao Terminal de Linhas Urbanas e terminar na prefeitura.

A passeata faz parte do movimento nacional que realiza protestos em todo o Brasil neste sábado (19), da mesma forma que ocorreu em 29 de maio. O evento foi adiantado em Poços de Caldas devido às atuais restrições ao comércio e ao transporte público, que são mais rigorosas aos finais de semana, por determinação do Comitê Covid-19.

A organização é de movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos. Em pauta está o descontentamento com diversas questões, como a demora na vacinação contra a covid-19, redução do Auxílio Emergencial, perda de direitos trabalhistas, alta inflação, desemprego e cortes nas áreas de ciência e educação, entre outras.

Assim como ocorreu ontem à noite, o Poços Já sugere que agora, neste exato momento em que você termina de ler a reportagem, também faça um minuto de silêncio. Até agora, a covid-19 tirou 372 vidas de Poços de Caldas.