- Publicidade -
15.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

COMORBIDADE | Doença periodontal pode agravar casos de covid-19, alerta diretor do Implar

- Publicidade -

Diabetes, obesidade e hipertensão são alguns fatores já conhecidos no aumento das chances de desenvolver casos graves de covid-19. Porém, estudos recentes apontam para outra comorbidade: a periodontite.

Para entender melhor o assunto, o Poços Já procurou o hospital odontológico Implar. O diretor, Sérgio Dias, cita um dos principais estudos sobre a relação entre a doença periodontal e a covid-19. O artigo foi publicado em março deste ano no Journal of Clinical Periodontology, a revista da Federação Europeia de Periodontologia (FEP).

- Publicidade -

Com mais de 500 pacientes que testaram positivo, a pesquisa concluiu que aqueles com a doença gengival tinham 3,5 vezes mais probabilidade de serem internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e um risco 4,5 vezes maior de necessitar de um respirador. O risco de morte foi nove vezes mais elevado, em comparação com os pacientes que não possuem problemas gengivais.

Outro artigo, desenvolvido no México e publicado na revista científica Medical Hypotheses, também afirma que a doença periodontal deve ser considerada fator de risco para o agravamento da covid-19. Isso ocorreria porque está relacionada a diversos processos inflamatórios do corpo e precisa ser controlada. A periodontite gera uma inflamação sistêmica, que vai além da boca, e está diretamente associada a doenças cardiovasculares e diabetes.

O que é a doença periodontal

Sérgio Dias explica que a doença periodontal pode incluir uma forma mais leve, a gengivite, ou a mais grave, a periodontite.

A doença é caracterizada pela inflamação nos tecidos responsáveis pela fixação dos dentes, como a gengiva. A higiene bucal é a principal forma de prevenção. O tratamento envolve limpeza e até medicação, como anti-inflamatórios e antibióticos.

Os pacientes que tiverem medo de ir ao consultório durante a pandemia de covid-19 podem ficar tranquilos. De acordo com Sérgio, o ambiente é seguro. “Aqui no Implar respeitamos todos os protocolos e ainda temos o auxílio de equipamentos de alta tecnologia para desinfecção e atendimento”, explica o diretor do hospital.

Clique aqui para saber mais sobre o Implar e agendar uma avaliação.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!