- Publicidade -
16.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

COVID-19 | Poços por enquanto não tem fila de espera para UTIs, segundo prefeitura

- Publicidade -

A ocupação dos leitos de UTI exclusivos para covid-19 é de 100% em Poços de Caldas, desde o dia 26 de março. Porém, de acordo com a prefeitura, por enquanto não há lista de espera e os pacientes que precisam de leitos geralmente aguardam poucas horas.

O município dispõe hoje de 73 leitos. O boletim epidemiológico de quarta-feira (8) informou que são 45 ocupados por moradores locais e 28 de outros municípios. O fluxo tem sido constante, mas a permanência da lotação máxima traz preocupação.

- Publicidade -

O secretário municipal de Comunicação Social, Paulo Ney de Castro Júnior, explica a situação: “Quando um leito é liberado, imediatamente é disponibilizado para quem está aguardando em qualquer unidade de Poços. Quando não temos ninguém esperando, o SUS Fácil pega esse leito na hora. A rede tem dado conta de suprir as necessidades, pode ocorrer espera, mas geralmente no mesmo dia ou em poucas horas já é feita a internação”.

SUS Fácil

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o SUS Fácil é “um sistema estadual para busca de leitos, no qual pacientes que precisam de internação em caráter de urgência e emergência são cadastrados. Por meio do SUS Fácil, o hospital envia o laudo do paciente com informações sobre o diagnóstico e evoluções clínicas. A partir desses dados, médicos reguladores avaliam o caso e fazem a busca pelo leito hospitalar mais adequado para o paciente, visando sempre a unidade com melhor capacidade técnica e a proximidade com a origem do pedido”.

Dessa forma, os leitos disponíveis em Poços de Caldas são ocupados por pacientes de outros municípios caso não atendam moradores locais. Recentemente, o boletim epidemiológico tem mostrado aumento na ocupação por pacientes da cidade. Em 26 de março, 43,84% dos leitos eram ocupados por moradores de Poços. De acordo com o informe de ontem, agora são 61,64%.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!