- Publicidade -
16.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

COVID-19 | Veja os detalhes da resolução que estabelece medidas mais restritivas em Poços

- Publicidade -

A Prefeitura de Poços de Caldas divulgou, no fim da tarde desta sexta-feira (5), os detalhes sobre as novas restrições no funcionamento do comércio local. A resolução já está publicada no Diário Oficial do Município e ocorre devido ao aumento na ocupação dos leitos de UTI exclusivos para covid-19, que chegou a quase 80% na quinta-feira (4).

Ficou estabelecido que, a partir deste sábado (6), todos os estabelecimentos comerciais podem funcionar exclusivamente no horário compreendido entre 5h e 21h, de segunda a sábado, e aos domingos das 6h às 15h, mantendo a ocupação máxima e protocolos de saúde e segurança anteriormente determinados. A exceção é para Ceasa, feiras livres, feiras de artesanato, farmácias, hospitais e postos de combustíveis sem serviço de conveniência.

- Publicidade -

Após o horário estabelecido para funcionamento, os estabelecimentos podem continuar trabalhando exclusivamente com sistema delivery, desde que mantenham as portas fechadas e não realizem entregas diretas ao consumidor. Os pontos turísticos seguirão o mesmo horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

“As restrições de horário foram necessárias, visto que o maior número de aglomerações e denúncias à fiscalização acontecem no período noturno, influenciando diretamente nos índices epidemiológicos do município”, informou a prefeitura.

Ficam proibidos ainda eventos públicos e privados, confraternizações e reuniões, inclusive familiares, que contenham mais de dez pessoas simultâneas, com ressalvas para as realizadas em casa de eventos, seguindo protocolos e determinações vigentes.

Continua proibido o funcionamento:

⁃ de clubes sociais, esportivos e similares, exceto para atividades físicas coletivas e academia;
⁃ parques de diversão e parques temáticos;
⁃ exploração de jogos de sinuca, carteado, bilhar e similares;
⁃ produção teatral, de espetáculos circenses, de marionetes e similares (manter sistema online);
⁃ produção de espetáculos de rodeios e vaquejadas;
⁃ cinemas;
⁃ sauna e banhos termais, exceto individuais;
⁃ atividade dançante;
⁃ filas de espera em bares;
⁃ venda de bebidas em bares e restaurantes para quem estiver aguardando do lado de fora, em fila de espera
⁃ brinquedotecas, espaços kids, playgrounds e similares.

As condições serão reavaliadas em reunião marcada para 15 de março. Segundo a prefeitura, a fiscalização continuará ocorrendo durante toda a semana, inclusive com o auxílio de drone.

O não cumprimento das determinações caracteriza crime contra a saúde pública e de desobediência, incidindo além das penalidades penais cabíveis, sanções administrativas de interdição ou multa ao estabelecimento ou responsável. As denúncias podem ser realizadas pelo telefone 153 ou pelo e-mail covid19pc@gmail.com

“Pedimos para que todas as pessoas não deixem os cuidados, pois eles são imprescindíveis, usem máscara, álcool em gel e evitem aglomerações, é um jeito fácil e eficiente de conter a propagação do vírus”, destacou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

A Secretaria Municipal de Saúde também informou que passa a oferecer mais dez leitos extras de UTI para casos de covid-19 na Santa Casa.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!