O vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB) encaminhou recentemente, ao Executivo, duas indicações referentes às vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.

A Indicação 238/2021 pede a revisão na nomenclatura de identificação das vagas de estacionamento destinadas à pessoa com deficiência. “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Diante disso, indico que a denominação ‘vaga exclusiva para o deficiente físico’, passe a ser ‘vaga exclusiva para pessoa com deficiência’, como forma de contemplar de forma mais ampla e correta todo este público, incluindo como exemplo as pessoas com transtorno do espectro autista”, justificou o vereador.

Publicidade

Já a Indicação 230/2021 trata da possibilidade de realocação das vagas de estacionamento para idosos e deficientes físicos, com o desembarque/embarque do motorista pela calçada, exceto nas vagas em 45 graus. “Tenho sido procurado por usuários que utilizam estas vagas e que relatam encontrar o maior número delas com o desembarque/embarque do motorista voltado para o fluxo de trânsito. Por se tratarem de pessoas com dificuldade de locomoção ou com menor agilidade física, em função da idade ou da deficiência, esta situação traz insegurança e até risco de vida aos usuários destas vagas, o que justifica o pedido por esta observação e as alterações que se fizerem possíveis para a necessária adequação”, explicou Flavinho.


Quer receber as notícias do Poços Já direto no WhatsApp?

Clique aqui e entre em um de nossos grupos.