- Publicidade -
17.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Sífilis pode levar à cegueira, informa oftalmologista Carlos Aterje

- Publicidade -

A sífilis está entre as mais comuns Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e causa diversas complicações. Os sintomas podem aparecer na pele, nos ossos, no coração, no sistema nervoso e até mesmo nos olhos. Para falar sobre o assunto, o Poços Já procurou o médico oftalmologista Carlos Aterje.

A transmissão da bactéria Treponema pallidum, causadora da sífilis, ocorre principalmente nas relações sexuais desprotegidas, mas também por via transplacentária, transfusão sanguínea, compartilhamento de agulhas ou acidente com material perfurocortante contaminado.

- Publicidade -
Sífilis causa diferentes inflamações oculares, segundo Aterje (foto: Juliano Borges/Poços Já)

Segundo Aterje, um dos sintomas de sífilis ocular é a coriorretinite. Esta inflamação da coróide e da retina pode levar à perda visual, por isso é importante que o paciente diagnosticado com sífilis faça acompanhamento com oftalmologista. 

Ainda há outros problemas que podem ser causados pela sífilis, como inflamações na íris, no nervo óptico e em outras áreas oculares. Os sintomas são visão embaçada, moscas volantes e maior sensibilidade à luz, entre outros. O tratamento ocorre com a utilização de antibióticos, como a penicilina.

Aterje explica que a síflis pode levar inclusive à cegueira. “Em alguns casos é irreversível, porque deixa uma cicatriz. Essa cicatriz leva à perda visual, se atingir a região central da retina, que é a mácula. Se for mais periférica, a chance de recuperar é grande”, informa o médico oftalmologista.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!