- Publicidade -
15.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

CIDADE INTELIGENTE | Instituições vão firmar tratado de inovação e tecnologia em Poços

- Publicidade -

O movimento Poços Cidade Inteligente, da ONG 101 Líderes, realiza, na quinta-feira (18), um encontro para apresentação dos projetos em andamento. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Os projetos estão alinhados com as áreas de inovação e tecnologia. Na ocasião, também será firmado um tratado entre as instituições se comprometendo pela busca de uma Poços de Caldas mais inteligente. O evento é um desdobramento de diversas ações iniciadas em 2019.

- Publicidade -

O grupo é composto, além do Executivo, pelo Conselho Municipal de Inovação, Ciências e Tecnologia, IF Sul de Minas, PUC Minas, Unifal, ONG 101 Líderes, Rotary Club, Alcoa Foundation e Sebrae. O evento não será aberto ao público, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19.

Entre os projetos apresentados estão o Plano Municipal de Inovação, Ciências e Tecnologia; o cerco eletrônico integrado, com câmeras inteligentes e uma central de monitoramento conjunto; o mapeamento e digitalização da zona rural, compartilhado com a patrulha rural; a gestão de frota da prefeitura com monitoramento em tempo real de operadores, trajetos e consumo dos veículos; a hora da coleta, com um sistema inteligente de alerta ao cidadão sobre o horário de retirar o lixo; e o APP do cidadão, com todos os serviços públicos integrados, entre outros.

- Publicidade -

Ainda será anunciado um novo sistema de análise de indicadores, disponibilizado pela 101 Líderes, que mapeia e classifica diversos indicadores municipais nas áreas de urbanismo, meio ambiente, energia, governança, saúde, segurança, empreendedorismo, tecnologia e inovação, educação e mobilidade, além de sugerir soluções inovadoras e já em execução em outras cidades do Brasil e do mundo.

“Esse grande banco de dados e soluções irá auxiliar o poder público, bem como empresas e o terceiro setor, em suas estratégias organizacionais que busquem mais modernidade e eficiência para nossa cidade. É um grande momento para Poços se destacar como uma cidade mais inteligente”, pontua o presidente da ONG 101 Líderes, Wagner Fernando.

- Publicidade -

Também serão discutidos projetos ainda em fase de planejamento, mas que estão nos objetivos do grupo, como uma incubadora de empresas de base tecnológica, o parque tecnológico, o centro de inovação e tecnologia, a ser criado como um espaço de co-working público, com fomento do empreendedorismo e inovação, além de eventos de tecnologia e inovação.

“Criar as bases de uma cidade mais inteligente, conectada e inovadora é o caminho para o futuro. Com o Conselho de Inovação, Ciências e Tecnologia, Poços montou um dream time de especialistas que possuem todas as condições de pavimentar esse caminho para um novo ciclo de desenvolvimento para o município”, analisa Thiago Mariano, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Poços de Caldas.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!