Publicidade

O movimento Poços Cidade Inteligente, da ONG 101 Líderes, realiza, na quinta-feira (18), um encontro para apresentação dos projetos em andamento. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Os projetos estão alinhados com as áreas de inovação e tecnologia. Na ocasião, também será firmado um tratado entre as instituições se comprometendo pela busca de uma Poços de Caldas mais inteligente. O evento é um desdobramento de diversas ações iniciadas em 2019.

Publicidade

O grupo é composto, além do Executivo, pelo Conselho Municipal de Inovação, Ciências e Tecnologia, IF Sul de Minas, PUC Minas, Unifal, ONG 101 Líderes, Rotary Club, Alcoa Foundation e Sebrae. O evento não será aberto ao público, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19.

Entre os projetos apresentados estão o Plano Municipal de Inovação, Ciências e Tecnologia; o cerco eletrônico integrado, com câmeras inteligentes e uma central de monitoramento conjunto; o mapeamento e digitalização da zona rural, compartilhado com a patrulha rural; a gestão de frota da prefeitura com monitoramento em tempo real de operadores, trajetos e consumo dos veículos; a hora da coleta, com um sistema inteligente de alerta ao cidadão sobre o horário de retirar o lixo; e o APP do cidadão, com todos os serviços públicos integrados, entre outros.

Ainda será anunciado um novo sistema de análise de indicadores, disponibilizado pela 101 Líderes, que mapeia e classifica diversos indicadores municipais nas áreas de urbanismo, meio ambiente, energia, governança, saúde, segurança, empreendedorismo, tecnologia e inovação, educação e mobilidade, além de sugerir soluções inovadoras e já em execução em outras cidades do Brasil e do mundo.

“Esse grande banco de dados e soluções irá auxiliar o poder público, bem como empresas e o terceiro setor, em suas estratégias organizacionais que busquem mais modernidade e eficiência para nossa cidade. É um grande momento para Poços se destacar como uma cidade mais inteligente”, pontua o presidente da ONG 101 Líderes, Wagner Fernando.

Também serão discutidos projetos ainda em fase de planejamento, mas que estão nos objetivos do grupo, como uma incubadora de empresas de base tecnológica, o parque tecnológico, o centro de inovação e tecnologia, a ser criado como um espaço de co-working público, com fomento do empreendedorismo e inovação, além de eventos de tecnologia e inovação.

“Criar as bases de uma cidade mais inteligente, conectada e inovadora é o caminho para o futuro. Com o Conselho de Inovação, Ciências e Tecnologia, Poços montou um dream time de especialistas que possuem todas as condições de pavimentar esse caminho para um novo ciclo de desenvolvimento para o município”, analisa Thiago Mariano, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Poços de Caldas.

Publicidade
Vaga de Emprego
Vaga de Emprego
Vaga de Emprego
Vaga de Emprego

Quer receber as notícias do Poços Já direto no WhatsApp?

Clique aqui e entre em um de nossos grupos.