- Publicidade -
19.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Sindicato envia ofício à Saúde e alerta para problemas na UPA

- Publicidade -

O Sindicato dos Servidores Públicos de Poços de Caldas (Sindserv) informou, nesta segunda-feira (4), que enviou à prefeitura um ofício solicitando providências na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Entre os problemas encontrados, estão a falta de equipamentos e de espaço isolado para atendimento dos pacientes com covid-19.

Presidente do sindicato visitou a UPA e ouviu servidores (fotos: Sindserv)

Segundo a presidente do sindicato, Marieta Carneiro, foi realizada uma visita ao local no dia 17 de dezembro, quando ela constatou que não há área isolada para atendimento a pacientes com sintomas de covid-19. Além disso, funcionários relataram ao sindicato que não há descarte apropriado para agulhas e seringas, que estão sendo depositadas em embalagens plásticas provenientes de produtos de limpeza, improvisadas para a finalidade de descarte de lixo hospitalar.

- Publicidade -

Já no espaço onde pacientes recebem medicação, há um buraco no teto e um balde é usado para acondicionar a água que escorre da tubulação danificada. Neste mesmo local, apenas três cadeiras, em mal estado de conservação, estão aptas a receber pacientes durante a medicação. Do lado de fora da UPA, outras 13 poltronas danificadas estão expostas ao tempo, à espera de reparo.

Outro problema observado e relatado por servidores, de acordo com o Sindserv, é a falta de medicamentos essenciais, de álcool líquido e de Equipamentos de Proteção Individual – (EPIs). Em alguns banheiros, falta de papel toalha e sabonete líquido. Há ainda problemas como vazamentos e falta de registros em torneiras ou válvula de descarga. Na área de internação, faltam cobertores para os pacientes.

- Publicidade -
Servidores teriam comprado EPIs com recursos próprios

Já na área de limpeza, foi observada a necessidade de luvas descartáveis de tamanho apropriado (M ou G), aventais, sacos de lixo e máscaras. “Inclusive, alguns servidores contam que compram com recursos próprios os EPIs a fim de se protegerem de contaminação”, comenta Marieta.

Ofício

- Publicidade -

O Sindserv afirma que enviou ofício dia 21 de dezembro ao prefeito Sérgio Azevedo, com cópia para o então secretário de Saúde, Carlos Mosconi, ao secretário de Governo, Celso Donato e à secretária de Administração, Ana Alice de Souza. Por enquanto, a adminsitração não retornou para o sindicato. A reportagem do Poços Já entrou em contato com a secretaria de Saúde e também aguarda retorno.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!