Devido à pandemia de covid-19, o movimento nos consultórios médicos tem diminuído. Porém, muitas vezes, é importante que os especialistas sejam consultados, devido a diversos problemas de saúde que precisam de tratamento. Para entender as ações de prevenção nos consultórios, o Poços Já procurou o médico oftalmologista Carlos Aterje.

Ele explica que o atendimento em sua clínica segue normalmente, mas sempre de acordo com as normas de distanciamento e higiene em prevenção ao coronavírus. São medidas rígidas realizadas constantemente.

Apesar do funcionamento normal, Aterje informa que tem atendido com maior frequência os casos urgentes. São corpos estranhos nos olhos, conjuntivite, lesões e pessoas que precisam de óculos, entre outras questões. Todos exames, consultas e cirurgias são realizados de acordo com protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde.

Pacientes e equipe da clínica utilizam máscaras durante todos os procedimentos (foto: Juliano Borges/Poços Já)

Além de lavar as mãos e passar álcool em gel 70% antes e depois de cada procedimento, todos usam máscaras de proteção e os pacientes são mantidos em distância de dois metros entre si, enquanto esperam na recepção.

“Os aparelhos são higienizados com álcool 70% após cada utilização. Ainda temos na entrada do prédio um tapete com água sanitária e a aplicação de álcool em gel nas mãos de todos os frequentadores, que é garantida por nosso porteiro”, explica o médico.