- Publicidade -
16.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Ambulatório de enfrentamento à covid-19 começa a funcionar

- Publicidade -

Começou a funcionar, nesta quarta-feira (5), o ambulatório de covid-19 no hospital de campanha de Poços de Caldas. O local acolhe, orienta, atende e encaminha pacientes, inclusive outros serviços da Rede SUS. Assim, quem tiver sintomas do novo coronavírus pode ir ao local, que fica na rua Paraíba, 672. O horário de funcionamento é das 7h às 19h, todos os dias.

Hospital de campanha fica na rua Paraíba, 672 (foto: João Araújo / Poços Já)

“Esta abertura representa um avanço na abordagem da pandemia em nosso município, com o devido aval do Ministério da Saúde e, inclusive, sua participação no custeio. Além de oferecer boas condições para os pacientes covid ou suspeitos, esta unidade facilita também, de maneira indireta, a atenção do sistema de saúde da cidade no atendimento dos pacientes não-covid, isto porque as diversas unidades de saúde estarão mais livres para receber os pacientes não portadores do vírus mas que também necessitam da assistência para as outras diferentes patologias”, comentou o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.

- Publicidade -

A estrutura conta com recepção, triagem, consultórios e sala de medicação, em espaço físico que fica no térreo do prédio do hospital de campanha. Oxímetro, termômetro infravermelho digital sem contato, medidor de glicemia, raio-X e eletrocardiograma fazem parte dos equipamentos para atendimento.

O ambulatório é um Centro de Enfrentamento Tipo 2, conforme o número de habitantes do município. O atendimento ocorrerá por demanda espontânea ou por encaminhamento a ser feito pelas Unidades Básicas de Saúde.

- Publicidade -
Equipe foi treinada para atender casos de covid-19 e outras síndromes gripais (foto: Prefeitura de Poços de Caldas)

“A pessoa com sintomas poderá vir diretamente ao ambulatório, para triagem, orientação e atendimento. O teste rápido poderá ser feito neste primeiro atendimento ou agendado para um segundo momento, já que o exame deve ser realizado sete dias após a apresentação dos primeiros sintomas. O ambulatório é uma estrutura dentro da Atenção Primária, com a finalidade de atender casos leves, referenciar casos moderados e graves para a nossa rede de urgência e emergência e, ao mesmo tempo, reduzir a circulação de pacientes com sintomas leves em outros serviços de saúde”, explicou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica e coordenadora técnica do ambulatório.

A equipe para o início do trabalho é formada por três auxiliares de enfermagem, dois enfermeiros, dois médicos, quatro auxiliares administrativos, quatro auxiliares de serviços gerais e quatro controladores de acesso.

- Advertisement -

Por enquanto, não há previsão para abertura do hospital de campanha. A estrutura está pronta, mas será utilizada apenas se houver necessidade.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!