- Publicidade -
13.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Prefeitura notifica 44 estabelecimentos por descumprirem medidas de prevenção à covid-19

- Publicidade -

20 bares, três hotéis, um supermercado, quatro lojas de conveniência, quatro bares/restaurantes, cinco bares/lanchonetes, uma boate, uma padaria, uma cervejaria, um restaurante, uma lanchonete, uma pizzaria e um camping: todos estes são estabelecimentos que foram notificados pela fiscalização da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar de Poços de Caldas, com o intuito de garantir o cumprimento das regras de prevenção à covid-19. Ao todo, são 44 notificações aplicadas.

Também houve reincidência em dois locais. “Foram lavrados nesse final de semana dois autos de infração a estabelecimentos já previamente notificados, sendo um bar/restaurante e um bar, em fiscalização motivada por diversas denúncias feitas pela população nos nossos canais, especialmente o 153 da Guarda Municipal”, explicou Rosilene Faria, coordenadora da Divisão de Vigilância Sanitária. A multa prevista para estas situações é de 1.350 UFMs (Unidades Fiscais do Município), o equivalente a R$ 5.737.

- Publicidade -

Falta de uso de máscara, aglomeração e descumprimento do horário de funcionamento estabelecido para cada setor estão entre os principais motivos das notificações. Após a notificação, o estabelecimento em desacordo pode receber o auto de infração, a interdição, chegando até a possibilidade de cassação do alvará sanitário a qualquer momento, dentro da avaliação de risco eminente à saúde pública.

O secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi, alerta que o bom senso das pessoas é fundamental também neste momento. “Temos equipes de fiscalização trabalhando ativamente, atendendo às denúncias da população e rodando a cidade inteira, dentro deste objetivo de orientar e de garantir o cumprimento das medidas que visam tão somente a saúde e a segurança da população. Os números mostram que estamos no caminho certo e precisamos permanecer com estes cuidados, evitando aglomerações, mantendo o distanciamento social, a higienização das mãos, o uso indispensável de máscaras, sempre observando o cumprimento das determinações previstas”.

- Publicidade -

Decretos municipais estabelecem diversas mudanças no funcionamento destes estabelecimentos durante a pandemia. Bares podem funcionar até as 20 horas; restaurantes e pizzarias até às 22 horas. Lojas de conveniência ficam abertas de segunda a sábado, até as 22 horas, e aos domingos até as 20 horas. Hotéis podem funcionar para check-in de profissionais a trabalho.

A hospedagem de turistas no município permanece proibida. “A fiscalização está atenta. Compreendemos que manter o distanciamento social é difícil. Nós, brasileiros, somos calorosos e afetuosos, mas o momento pede cuidados especiais, estamos vivendo uma pandemia e precisamos cuidar uns dos outros. Nosso trabalho preza por isso. A precaução é a forma mais eficaz de combate”, lembrou a coordenadora da Visa.

- Publicidade -
Fiscais percorrem estabelecimentos que são alvos de denúncias (foto: Prefeitura de Poços de Caldas)

Paralelo ao trabalho de fiscalização da Visa com o apoio da Polícia Militar, também é realizado o trabalho de orientação dos agentes, de segunda a segunda. Denúncias de descumprimento das regras vigentes podem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Municipal ou pelo 190 da Polícia Militar.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!