- Publicidade -
21.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Moção de apelo pede reativação do trem turístico em Poços de Caldas

- Publicidade -

Uma moção de apelo dirigida ao Governo do Estado de Minas Gerais pede a reativação do trem turístico em Poços de Caldas. O documento, aprovado na sessão da Câmara de terça-feira (14), é de autoria do vereador Marcelo Heitor (PSC).

Moção assinada pelo vereador Marcelo Heitor entrou em pauta na sessão desta semana

Segundo o parlamentar, a retomada da exploração do trecho Poços de Caldas-Águas da Prata (turístico) e Poços de Caldas-Campinas (passageiros) aparece nas análises de seleção de propostas turísticas e regionais, divulgadas no Plano Estratégico Ferroviário (PEF) lançado em 2019, pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).

- Publicidade -

De acordo com os estudos apresentados, o trem turístico Poços-Águas da Prata, dentro dos fatores analisados, é o que reúne melhores condições de implantação, atendendo aos critérios das duas classificações: trens turísticos – capacidade turística atual, variáveis socioeconômicas e capacidade ainda disponível para viagem de passageiros; e trens regionais – situação geral do trecho (em termos de infraestrutura e funcionalidade), status da linha (em termos da operação atual) e variáveis socioeconômicas (frequência dos deslocamentos regionais no eixo, quantidade de deslocamentos por motivo trabalho interno ao eixo, capacidade ainda disponível para viagem de passageiros).

O parlamentar destaca ainda que o trem turístico pode contribuir com retomada econômica do município após a pandemia, funcionando como incremento no turismo local. Além disso, ele ressalta o engajamento de grupos como o “Poços na Linha” na defesa pela concretização do projeto e também o esforço por parte da Câmara, na defesa pelo retorno do trem turístico como forma de desenvolver o turismo e a economia local, além do resgate patrimonial, cultural e histórico.

- Publicidade -

“Essa moção vem no intuito de provocar o Governo do Estado e chamar a atenção para que possa olhar de maneira especial para a nossa cidade, pois existe grande potencial turístico. Eu penso que, como hoje estamos vivendo uma situação de pandemia e precisamos começar a traçar algumas linhas para ajudar a economia, imagino que a volta do trem turístico seria muito importante para nossa cidade, até pela questão da atração turística e a movimentação da economia. Além disso, estudos têm apontado que depois dessa pandemia o turismo de pequenas distâncias, que possam ser feitas de carro, serão as cidades que terão grande procura. Então, Poços de Caldas acaba tendo um diferencial bem grande por estar entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Pensando nisso, eu propus essa moção para que, quem sabe, possa vir algum investimento do governo do estado nesse sentido,” finaliza o vereador.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!