A Vigilância Sanitária de Poços, com o apoio da Policia Militar, notificou 27 estabelecimentos por descumprirem medidas de prevenção à pandemia de coronavírus. As autuações foram feitas desde maio, quando teve início a flexibilização do comércio.

Do total de notificações, 17 foram em bares, três em hotéis, uma em supermercado, uma em loja de conveniência, uma em restaurante, uma em lanchonete, uma em boate, uma em padaria e uma em pizzaria. A multa prevista para estas situações é de 1.350 Unidades Fiscais do Município (UFM´s), o equivalente a R$ 5.737.

As principais irregularidades encontradas foram a falta de uso de máscara, aglomeração e descumprimento do horário de funcionamento estabelecido por meio de decretos municipais. “Essas notificações foram feitas juntamente com a Polícia Militar, aos estabelecimentos identificados em desacordo com os decretos municipais vigentes. Após a notificação, o estabelecimento em desacordo pode receber o auto de infração, a interdição, chegando até a possibilidade de cassação do alvará sanitário a qualquer momento, dentro da avaliação de risco eminente à saúde pública”, explicou Rosilene Faria, coordenadora da Divisão de Vigilância Sanitária.

Mudanças

Decretos municipais estabelecem diversas mudanças no funcionamento destes estabelecimentos durante a pandemia. Bares podem funcionar até às 20h; restaurantes e pizzarias até às 22h. Lojas de conveniência ficam abertas de segunda a sábado, até às 22h, e aos domingos, até às 20h. Hotéis podem funcionar para check-in de profissionais a trabalho. A hospedagem de turistas no município permanece proibida. “Descumprir as regras coloca em risco a própria família, a própria saúde e a da população de maneira geral. Cabe a todos nós nos conscientizarmos sobre a responsabilidade fundamental de cada um neste momento. Faço um apelo à população poços-caldense, neste sentido. Nossa equipe está trabalhando pela prevenção e pela saúde de todos”, lembrou a coordenadora da VISA.

Denúncias

Denúncias de descumprimento das regras vigentes podem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Municipal ou pelo 190 da Polícia Militar. “Nossas equipes estão há meses, trabalhando de forma incansável dentro de todas as ações adotadas para resguardar a saúde de nossa população e conter a disseminação da Covid-19 em nosso município. Precisamos do apoio de todos neste importante momento. Mantenha o distanciamento social, evite sair sem necessidade e, saindo de casa, não deixe de usar a máscara”, finalizou o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.