- Publicidade -
21.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Mosconi responde perguntas dos vereadores sobre enfrentamento à covid-19

- Publicidade -
Reunião ocorreu na tarde de quarta-feira

Com o objetivo de obter mais esclarecimentos sobre as ações que vêm sendo realizadas no município em relação ao enfrentamento e prevenção à covid-19, os vereadores da Câmara de Poços de Caldas reuniram-se, remotamente, na tarde de quarta-feira (17), com o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.

Recursos do governo federal

- Publicidade -

Questionado sobre a utilização dos recursos oriundos do governo federal, na ordem dos R$ 6 milhões, para o enfrentamento e tratamento da covid-19 no município, o secretário explicou que o repasse é destinado aos hospitais que realizam atendimentos de pacientes confirmados, como o hospital da Santa Casa e Hospital Santa Lúcia, podendo, posteriormente, ser destinada parte do valor ao Hospital de Campanha, que deverá ser entregue no mês de julho.

Rastreamento e pesquisa

O mapeamento das regiões onde residem os casos já confirmados da doença em Poços também foi um dos temas abordados. Além da avaliação sobre onde está localizada a maior incidência, Mosconi aproveitou para falar também da pesquisa sobre casos de subnotificação no município, com a qual a prefeitura busca mais informações sobre a população assintomática, mas que já foi exposta ao novo coronavírus. 

Nós temos um rastreamento inicial dessas pessoas que tiveram a doença, já estamos avaliando o local da residência para que a gente possa fazer um trabalho epidemiológico em cima desses dados. É bom dizer que nós estamos fazendo as testagens nos PSFs da cidade em pacientes sintomáticos e temos tido uma incidência muito baixa de positivo. Além disso, essa semana começamos a fazer testagem em pacientes assintomáticos, é a pesquisa que está sendo feita, em breve poderemos avaliar o resultado parcial da pesquisa. Então, estamos levantando, de uma maneira mais intensa, os dados referentes à localidade do vírus na nossa cidade, para saber se está espalhando pela cidade, vamos ter uma avaliação melhor com essa pesquisa que estamos fazendo”, informou.

Cirurgias eletivas

Outra preocupação demonstrada durante a reunião foi sobre a paralisação das cirurgias eletivas no município. Segundo o secretário, as cirurgias eletivas foram suspensas no período da quarentena, mas, com a flexibilização, as cirurgias já podem ser realizadas, de acordo com a urgência e critério médico.

“Não há um impedimento formal para que elas não voltem, o que háàs vezes, é uma preocupação do próprio paciente, porque, se a cirurgia não for urgente, ela pode esperar um pouco mais. Aí está dentro da decisão dos hospitais, não há restrição nossa [Secretaria de Saúde] para que a cirurgia eletiva se realize. Ela pode ser realizada, mas, em alguns momentos, claro, nós vamos ter que rever”, explicou.

Hospital de campanha

O hospital de campanha também esteve em pauta. Assuntos como prazo para entrega do hospital e o que será feito após a pandemia foram algumas das indagações. Segundo Mosconi, o espaço foi cedido pelo proprietário do hospital sem ônus para a prefeitura, em um contrato de seis meses. Ainda de acordo com o secretário, hospital está sendo equipado com auxílio de doações de empresas locais.

“O hospital está caminhando em ritmo acelerado para o seu funcionamento. Realmente, nós poderemos ter à disposição um hospital, para que depois da pandemia, ele continue como um local para ser utilizado pela população de Poços de Caldas. Nós estamos fazendo uma avaliação com nosso pessoal técnico, com o pessoal da Santa Casa e autoridades sanitárias do município, sobre o que poderá ser feito do hospital. Tem algumas hipóteses, mas com muito zelo e prudência, nós vamos chegar a uma solução. A intenção nossa é que o hospital não feche mais as suas portas,” pontuou.

Reabertura das escolas

Nós não temos nenhuma condição de pensar na reabertura das escolas antes do mês de agosto. Não dá para pensar nisto, nem sei se vai ser possível. Mas, o que tenho dito para todos é isso, escolas, alunos nas classes, antes do mês de agosto, não podemos pensar”, destacou o secretário.

Testes

A respeito dos testes para covid- 19, o secretário informou que o Ministério da Saúde enviou ao município 4.320 testes e que foram adquiridos, com recursos próprios, outros 613.

“Nós também vamos fazer uma pesquisa com os funcionários da saúde do nosso município, o pessoal que trabalha na Secretaria de Saúde, em todos os níveis, vamos fazer, na verdade, uma amostragem. Nos sintomáticos, nós podemos fazer imediatamente, já nos assintomáticos, nós vamos fazer através dessa pesquisa que será muito esclarecedora para nós”, afirmou o secretário.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!