- Publicidade -
17.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Secretária de Educação pede exoneração do cargo

- Publicidade -
Flávia Vivaldi comanda a pasta desde o início do governo Sérgio

A secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi, informou, na segunda-feira (14), que está pedindo exoneração do cargo. Segundo a educadora, o motivo é a decisão do prefeito Sérgio Azevedo, divulgada na sexta-feira (11), de aderir ao modelo de escolas cívico-militares proposto pelo governo federal.

Em nota enviada à imprensa, Flávia diz que “A educação pública democrática que defendemos desde o início do nosso trabalho frente à SME não dialoga com esse tipo de programa e, desta forma, comunicamos nosso desligamento da pasta”.

- Publicidade -

Leia a nota na íntegra:

“Na manhã desta segunda-feira, 14 de outubro, compartilhamos com os gestores escolares e equipe da SME, educadores como eu, fazedores da educação na prática, a nossa decisão de deixar, nessa data, o cargo de secretária municipal de Educação.

- Publicidade -

Desde 2017, temos desenvolvido um trabalho pautado por valores, com ênfase em uma educação democrática e ética, com efetiva participação da comunidade escolar e, sobretudo, norteada pelo caráter científico das ações.

Desde o início da nossa gestão, temos oferecido formação e diagnóstico para que as unidades desenvolvam o Plano de Convivência Ética, com ações intencionais de prevenção da violência. Assim, Poços de Caldas se tornou o primeiro município do país a contar com o Plano de Convivência Ética nas escolas como política pública de educação porque sabemos que o desempenho do aluno e do professor está intimamente ligado à qualidade das relações que são estabelecidas no ambiente escolar.

- Publicidade -

Acreditamos que o ato de educar é muito mais amplo que a prática de ensinar e só acontece em um ambiente que propicie a reflexão, a discussão e o debate de ideias, fundamentais para a formação de estudantes autônomos, capazes também de fazer escolhas baseadas em princípios, especialmente os de justiça e solidariedade. Neste sentido, também as nossas escolhas estão vinculadas aos valores e princípios que regem a nossa vida.

Na última sexta-feira, o prefeito Sérgio Azevedo manifestou a adesão do município de Poços de Caldas ao programa de escola cívico-militar proposto pelo Governo Federal. A educação pública democrática que defendemos desde o início do nosso trabalho frente à SME não dialoga com esse tipo de programa e, desta forma, comunicamos nosso desligamento da pasta.

Seguimos na luta diária por uma educação pública de qualidade, feita por educadores, pesquisadores, estudiosos e conhecedores da realidade da educação brasileira. Aproveitamos para agradecer ao prefeito Sérgio Azevedo e ao vice-prefeito Flávio Faria pela oportunidade única vivenciada intensamente nesses dois anos e dez meses.

Agradecemos especialmente a todos os servidores públicos de nossa equipe, educadores e equipe de todas as unidades educacionais da rede municipal, aos nossos alunos, familiares, comunidade escolar e parceiros que compartilharam conosco o sonho de uma educação ética e democrática.

Cumprimentos mineiros,

Professora Flávia Maria de Campos Vivaldi

Poços de Caldas, 14 de outubro de 2019.”

 

 

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!