Publicidade

Não tem como negar que as redes sociais já têm seu espaço solidificado no nosso meio. Um dia sem entrar no Facebook ou curtir algumas fotos no Instagram pode parecer até um absurdo. Não ter uma conta nessas redes então? Praticamente impensável!

É aí que surge uma nova oportunidade de negócios: as redes sociais. Por meio delas você pode estreitar a relação com seus potenciais clientes, pode fazer com que mais pessoas conheçam seu produto ou serviço e ainda consegue estar por dentro do que o seu mercado está oferecendo e buscando! 

Publicidade

A verdade em tudo isso é que não tem milagre: para fazer sucesso nas redes sociais você precisa de bons posts… e uma boa verba!

Assim como nas mídias tradicionais, que continuam importantes, nem sempre o que importa são as altas audiências mas sim a capacidade de engajamento. É mais importante ter um número menor de seguidores mas que sejam ativos em suas publicações. Já vi páginas com 150 mil curtidas com menos engajamento nos posts que páginas com mil e poucas curtidas. Os números não são tão importante quanto a interação com possíveis clientes. 

E pode começar a esquecer a história que redes sociais são grátis para fazer propaganda, viu? As empresas cada vez tem menor visibilidade orgânica, que é aquela grátis. E também já foi confirmado que logo a visibilidade orgânica será zero!

Um absurdo? De jeito nenhum! O Facebook tem milhões de pessoas conectadas 24 horas por dia, além disso, seu anúncio pode ser direcionado precisamente para o seu público de interesse. O mesmo acontece com o Instagram. Nessas redes sociais você pode limitar a idade, alcance demográfico e interesse a tal ponto que a possibilidade de um bom resultado é bem maior ao comparado com as mídias tradicionais como tv e rádio por exemplo. Nesses veículos apesar de um alcance muito grande nem sempre é possível selecionar o público da maneira que as redes sociais permitem. 

De forma geral, as redes sociais se transformaram em mais uma mídia. Vão além de apenas um ambiente para passatempo, descontração. Pode ser a oportunidade de aumentar as suas vendas, já pensou nisso? 

*Adinan Nogueira é publicitário, formado pela FAAP, mestre e professor universitário, diretor da Agência Cervantes e doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona em Lisboa, Portugal.