- Publicidade -
15.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Vereador luta pela reativação do Trem Turístico

- Publicidade -

Durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Poços de Caldas, realizada semana passada, o vereador Marcelo Heitor (PSC) apresentou uma moção de apelo à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), pedindo a liberação de recursos para reativação do Trem Turístico na cidade. “Diante da importância desse projeto, que conta inclusive com um estudo de viabilidade técnica, encaminhamos uma moção à Codemig pedindo a prorrogação do convênio e a liberação dos valores necessários para conclusão total da obra”, ressaltou.

Em maio deste ano, o parlamentar havia solicitado ao Executivo informações sobre a atual situação de reativação do Trem Turístico. No documento, enviado à Secretaria de Governo com assinatura de vários outros vereadores, Heitor observa que, em março do ano passado, a Prefeitura havia divulgado o início do processo para implantação do projeto. Segundo o comunicado feito no site, a Secretaria de Projetos e Obras Públicas estava retirando os equipamentos de mudança de via para recuperação junto à empresa especializada, além de fazer a vistoria dos trilhos.

- Publicidade -

Segundo o acordo realizado entre Prefeitura e Codemig, a Companhia enviaria R$ 10 milhões em recursos e R$ 2 milhões seriam de contrapartida do Executivo. Sendo que os valores da Codemig seriam repassados em quatro parcelas, nos meses de janeiro, fevereiro, abril e junho de 2016. O que não aconteceu, como explica o atual secretário de Projetos e Obras Públicas, Luís Fernando de Mattos Cortezano, em resposta ao vereador no 29 de maio de 2017: “Até a presente data, não há qualquer recurso repassado pela Codemig para cumprimento do convênio”. Ele ainda completa que o processo licitatório para contratação do projeto executivo foi suspenso no início de janeiro deste ano, porque a demanda de serviços era maior do que a prevista inicialmente. “Numa análise preliminar, detectamos falhas no orçamento e especificações, as quais estão sendo corrigidas para chegarmos a um orçamento completo da obra e, se necessário, solicitaremos à Codemig o acréscimo no valor previsto no convênio”.

Diante da resposta, Marcelo Heitor resolveu enviar uma moção de apelo à Companhia. “Essa reativação do Trem Turístico já é um sonho, não só pessoal meu, mas para toda cidade. Muitas pessoas já vieram me perguntar. Quero que isso se resolva para que a Prefeitura possa tocar o projeto em frente e dar esse presente para nossa cidade”, finalizou.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!