- Publicidade -
16.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Prefeitura realiza audiência pública sobre Complexo Santa Cruz

- Publicidade -
DSC_2735
Prédio do Complexo Santa Cruz começou a ser desocupado em 2013

A Prefeitura realizou hoje (28) uma audiência pública para debater os termos do edital que propõe a transformação do Complexo Santa Cruz em um Centro Administrativo, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Segundo o procurador geral do município, Dalmo Roumiê da Silveira, a audiência já estava prevista desde junho. “Todo o edital foi publicado no site da Prefeitura, a fim de que as pessoas pudessem se manifestar sobre os termos em que foi proposto. A publicação ficou disponível por um período de 30 dias. Esta audiência pública é a culminância deste processo de participação popular”.

- Publicidade -
complexo
Projeto criado pelo arquiteto Gustavo Penna foi o vencedor da licitação (Foto: Divulgação)

O evento foi dividido em três partes, na primeira o secretário planejamento e desenvolvimento econômico, Rodrigo Reis, falou sobre a história do Complexo Santa Cruz, desde sua construção. A seguir, o arquiteto Gustavo Penna, criador do projeto que venceu a licitação, deu detalhes da idealização do projeto. Por último, o procurador Dalmo Roumiê falou sobre o edital que estabelece a PPP e que deve ser publicado nos atos oficiais do município nos próximos dias.

A proposta apresentada pela Prefeitura durante coletiva de imprensa em agosto do ano passado é de demolir o atual prédio do Complexo Santa Cruz e criar um Centro Administrativo para abrigar as 14 secretaria municipais, a Rádio Libertas, um auditório e os setores de serviços, como praça de alimentação e estacionamento.

- Publicidade -

A previsão inicial é de que serão gastos cerca de R$60 milhões por meio da parceria público-privada para demolição do atual prédio e construção do novo. Segundo o secretário de planejamento, Rodrigo Reis, o custo estimado da demolição é de R$8 milhões.

Sobre o Complexo Santa Cruz

Desde 1992, o Complexo Santa Cruz passou a abrigar algumas secretarias municipais: Demutran, Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Educação; Esportes e Lazer; Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Promoção Social e a Rádio Libertas.
Até 2013 o prédio abrigou sete secretaria municipais e mais de cento e cinquenta funcionários o ocupavam diariamente. Os problemas começaram em algumas salas que apresentaram infiltrações, trincas e vigas que sofreram inclinações.
Devido as más condições de estrutura, a Secretaria Municipal de Educação foi a primeira a ser transferida, sendo abrigava na rua Prefeito Chagas. Depois disso, outras pastas mudaram de endereço também.
Demolição do Prédio
Em agosto de 2015, o Prefeito Eloísio do Carmo Lourenço convocou uma coletiva de imprensa para anunciar novas medidas que seriam tomadas no prédio do Complexo Santa Cruz. Na ocasião, informou que após vários estudos realizados e laudos de engenheiros, chegou-se a conclusão de que o melhor era demolir o prédio e fazer uma nova construção. As empresas interessadas em participar da licitação tiveram um prazo de noventa dias para apresentarem as propostas. Em 23 de março deste ano, outra coletiva foi anunciada. Nela foi apresentada a proposta da empresa Gustavo Penna Arquiteto e Associados, agora a viabilidade da proposta está sob análise da comissão gestora de parcerias público-privadas. A proposta inclui a demolição do imóvel atual e a construção de um prédio moderno, integrando os diversos setores da administração municipal em um local adequado. 
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!