- Publicidade -
25.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Inscrições abertas para o cursinho comunitário Educafro

- Publicidade -
Aulas são realizadas no prédio da UEMG  (Foto: Daniel Souza Luz)
Aulas são realizadas no prédio da UEMG (Foto: Daniel Souza Luz)

Gabriel Custódio ingressou na USP em 2015, no curso de filosofia. Oriundo da escola pública, ele estudou em 2014 no núcleo poços-caldense do curso pré-vestibular comunitário Educafro, cujas inscrições são gratuitas e estarão abertas entre os dias nove e treze de fevereiro (segunda a sexta-feira), no campus local da UEMG, que fica na rua Corumbá, 72, Jardim dos Estados, do meio-dia às seis da tarde.

“Assim que decidi o curso que queria fazer, achei que seria o melhor lugar para estudar. Cheguei a desistir da ideia no meio do ano, mas acabei reanimando e tentei. [O Educafro ajudou] especialmente nas matérias em que não tenho muita facilidade de aprender só, como química e física. E também nas propostas de redações, que dificilmente fazemos por conta própria. Além disso, revisei tudo que vi durante o ensino médio”, pondera Gabriel.

- Publicidade -

O curso atende estudantes de baixa renda provenientes da escola pública ou com bolsa integral em escolas particulares. Para se inscrever, basta levar cópias dos comprovantes de renda familiar, ou seja, os últimos holerites de todos que trabalham e moram na mesma residência dos postulantes à vaga, para a seleção socioeconômica, que também leva em conta os critérios como o estudante ser afrodescendente e estar há mais tempo longe dos bancos escolares, pois nestes casos a inserção social é mais difícil.

Caso aprovado, se pede ao candidato uma colaboração de R$ 50,00 – que é usada para manutenção material do cursinho. Todos os professores e coordenadores são voluntários. Não são cobradas mensalidades e as aulas começam em três de março. Professores que estejam interessados em atuar como voluntários são bem-vindos.

Mais informações sobre o voluntariado ou as inscrições podem ser obtidas ligando para 8803-3526, com Tiago, ou pelo e-mail educafropcaldas@hotmail.com.

 O que é Educafro

Educafro é uma franquia social fundada na Baixada Fluminense em meados dos anos 1990, cujo trabalho em rede pelo Brasil caracteriza-se em promover o acesso ao ensino superior em universidades públicas. Em Poços de Caldas desde agosto de 2003, é uma organização não governamental (ONG) de fato, ou seja, não recebe qualquer tipo de verba do Estado. Foi implantada na cidade pela ONG Credhep (Centro Regional de Direitos Humanos e Educação Popular), já tendo funcionado no Colégio Jesus Maria José, na Casa das Irmãs Dominicanas e no Centro Catequético da Igreja São Judas Tadeu.

O Educafro desvinculou-se do Credhep em 2011, mas manteve seu núcleo batizado como Laudelina de Campos Melo, uma homenagem à militante poços-caldense que fundou o primeiro sindicato de domésticas no país. Apesar do apoio da Igreja Católica, o curso tem caráter ecumênico e inclusivo, não sendo critério de seleção a preferência religiosa.

O Educafro diferencia-se também de um pré-vestibular convencional por possuir em sua grade uma disciplina denominada Cultura e Cidadania, na qual são abordadas questões sociais e discutidas soluções para superar as desigualdades através do exercício pleno da cidadania. Entre as universidades públicas nas quais os alunos do núcleo local da Educafro já ingressaram estão a Unicamp, USP, Unesp, Unifal, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e UEMG.

 

Texto: Daniel Souza Luz

Laboratório Prognose - Publicidade -
Laboratório Prognose - Publicidade -
Laboratório Prognose - Publicidade -
Laboratório Prognose - Publicidade -

Clique aqui para receber as notícias do Poços Já no WhatsApp.


Nafar - Publicidade -
Nafar - Publicidade -
Nafar - Publicidade -
Nafar - Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Don`t copy text!