- Publicidade -
24.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Agrotóxicos

- Publicidade -

agronegócio-500x340Na semana passada li um artigo falando sobre a ação do Ministério Publico do Trabalho na apreensão de produtos químicos proibidos, sendo utilizados em propriedades cafeeiras. O alerta foi dado em uma rede social e me chamou a atenção, principalmente pelo fato de um leitor ainda dizer que a época não é a ideal para esse tipo de fiscalização, que o cafeicultor já está sofrendo com a falta de preços e que essa ação veio em má hora.

Bem, concordo que os preços de cafés estão abaixo dos custos, porém isso não pode servir de desculpas para o descumprimento das leis que regem a atividade. Armazenar, aplicar e comercializar produtos que já foram banidos no Brasil é crime, ponto!

- Publicidade -

Com conhecimento de causa sei que muitos produtores não são informados o suficiente para saber que devem descartar produtos químicos vencidos, que não podem ter em estoque, mesmo que não utilizem, produtos banidos.

Dito isso, reforço ainda mais a importância da ação da Ministério Público, pois se a informação não chega de forma educativa, com a fiscalização os comentários serão maiores e a preocupação dos produtores para as consequências de estar em desacordo com a lei aumenta.

- Publicidade -

Infelizmente no nosso país, como todos dizem, é preciso afetar o bolso para que que o cidadão faça suas obrigações. Para aqueles produtores que já fizeram o dever de casa, graças às certificações, fica a tranquilidade de que não será necessário se preocupar.

Quanto ao preço, isso já é uma outra conversa!

- Publicidade -

*O autor é coordenador da divisão de Fomento Agropecuário da Prefeitura de Poços, professor universitário, consultor em gestão sustentável do agronegócio, técnico agrícola e administrador especialista em Cafeicultura Sustentável. Também foi, por três anos, diretor do programa Mídia Rural da TV Poços.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!