- Publicidade -
24.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Giramundo é destaque da última semana do Julhofest

- Publicidade -
"Pedro e o Lobo" será encenado no Julho Fest
“Pedro e o Lobo” será encenado no Julho Fest

O grupo mineiro de teatro de bonecos Giramundo apresenta o espetáculo “Pedro e o Lobo” nesta quinta, 25, às 20h, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca. O espetáculo é dirigido ao público infantil e é um dos clássicos do grupo. Os ingressos, a R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada) podem ser adquiridos na própria bilheteria do teatro. Após a apresentação, na Biblioteca Centenário, anexa ao teatro, haverá o lançamento do livro sobre a história de Álvaro Apocalypse, fundador do Giramundo.

Mais que um grupo de teatro, o Giramundo é uma usina de pesquisa e criação. Sua estrutura envolve atividades de teatro, museu e escola; forma marionetistas, realiza novas produções, armazena e distribui conhecimento. Desde que foi criado em 1970, o grupo criou 33 peças de teatro, centenas de bonecos, enveredou pelos campos da animação stopmotion, do cinema e dos programas para TV. Se apresentou em diversos países e em todos os estados brasileiros.

- Publicidade -

O Giramundo tem sua estrutura institucional organizada em 5 eixos: teatro / museu / escola / animação / produtos. Esses eixos desenvolvem as atividades principais do grupo: apresentações teatrais, memória, cursos e oficinas educativas, produção de vídeo animações e criação de produtos industriais de natureza cultural. Muitas vezes, essas atividades são complementares, provocando interelação entre os setores de modo que a atividade de um contribua para a realização de objetivos do outro. Todos os setores do Giramundo são muito flexíveis, sendo adaptados ao contexto dos projetos e patrocinadores. Apresentados à seguir uma síntese do leque de atividades atual do Giramundo.

Na quarta, 24, integrantes do grupo inauguram, às 20h, a Casa dos Bonecos, localizada à rua Assis Figueiredo 1292, no centro da cidade, que se tornará mais um espaço cultural de Poços.

O Julhofest, Festival de Inverno de Poços de Caldas, é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. A programação segue até dia 28. A programação completa pode ser acessada no site da prefeitura.

Pedro e o Lobo

Baseada na peça musical do compositor russo Sergei Prokofiev (1891-1953), a versão para bonecos de Pedro e o Lobo reforça, com imagens, a idéia central da versão original: apresentar às crianças  a estrutura elementar de uma orquestra, seus principais timbres e famílias de instrumentos.

Os bonecos de Pedro e o Lobo são marionetes a fio, por proporcionarem uma ampla gama de movimentos e expressividade. A figura e o texto do narrador, previstos na partitura de Prokofiev, foram substituídos pelos marionetistas, que fazem, pela primeira vez em um espetáculo do grupo, trabalho de atores.

Além disso, foi o primeiro trabalho do Giramundo construído para se apresentar em espaços fora do teatro. Sua simplicidade e mobilidade fizeram do espetáculo a montagem mais apresentada da história do grupo.

Ficha técnica:

Pedro e o Lobo

Direção e adaptação: Álvaro Apocalypse

Baseado na música de Sergei Prokofiev

Direção de Remontagem: Beatriz Apocalypse

Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!