- Publicidade -
22.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Agricultura Familiar e a Gestão do Agronegócio

- Publicidade -

Muitos pensam o agronegócio como sendo a comercialização de produtos agrícolas de grande escala com grandes produtores e grandes empresas e que o conceito de agronegócio nada tem a ver com a agricultura familiar. Um terrível engano.

A gestão do agronegócio está para a agricultura familiar assim como a gestão empresarial está para as micro e pequenas empresas.

- Publicidade -

Independente do tamanho, a produção agropecuária deve ser gerenciada como uma empresa, que tem seus custos, seus mercados, suas receitas e busca lucro. A não ser que o pequeno produtor seja um bom samaritano.

Dessa forma, levar conhecimento de gestão e aplicá-lo à realidade da pequena propriedade é um desafio para instituições de fomento, ensino e pesquisa. Talvez esse seja o grande desafio para a sustentabilidade da produção em empreendimentos familiares. É preciso que o agricultor familiar passe a ter uma visão empresarial de sua atividade para aproveitar as oportunidades e se desenvolver.

- Publicidade -

Para isso o primeiro passo é rompermos os estereótipos de agricultura familiar ser de baixa competitividade e da gestão ser apenas para a agricultura empresarial.

O pequeno produtor deve conhecer os conceitos de gestão do agronegócio. Deve saber se posicionar no mercado, ou seja, deve ter acesso a esse conhecimento para que possa ser cada vez mais competitivo.

- Advertisement -

*O autor é coordenador da divisão de Fomento Agropecuário da Prefeitura de Poços, professor universitário, consultor em gestão sustentável do agronegócio, técnico agrícola e administrador especialista em Cafeicultura Sustentável. Também foi, por três anos, diretor do programa Mídia Rural da TV Poços.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!